Siga a folha

Descrição de chapéu Coronavírus

Problema em sistema do Ministério da Saúde deve afetar monitor da pandemia da Folha

Estados e cidades não têm apresentado dados sobre a Covid-19 após ataques cibernéticos

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Os problemas no sistema do Ministério da Saúde que ocorrem desde a semana passada devem gerar uma leitura equivocada no monitor de aceleração da Covid-19 no Brasil desenvolvido pela Folha.

A instabilidade no sistema do ministério teve origem em ataques cibernéticos que afetaram também o sistema do STJ (Superior Tribunal de Justiça). O ataque se chama "ransomware", no qual o sistema corporativo é invadido, os dados são criptografados (na maioria dos casos os dados continuam lá, mas são "embaralhados", e a chave para desembaralhar está com quem fez o ataque) e há um pedido de resgate para restaurar as informações "sequestradas".

Com a situação, dados dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais não têm sido atualizados nos últimos dias.

Além disso, os dados do Amapá também sofreram com falta de atualização recentemente por causa do apagão pelo qual passa o estado desde o dia 3 de novembro.

A falta de dados afeta o modelo estatístico desenvolvido pelos pesquisadores da USP Renato Vicente e Rodrigo Veiga, que se baseia na evolução dos casos em cada local (cidade, estado, país) e tem como parâmetro um período de 30 dias, com mais peso para o período mais recente.

Sem o número real de casos, o monitor não consegue informar adequadamente o estágio da pandemia no local (acelerado, desacelerado, estável ou reduzido).

O modelo utiliza dados do Brasil.io, para os dados municipais, e do consórcio de veículos de imprensa, para informações sobre os estados. Ambas as fontes foram afetadas.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas