Tite aposta em Firmino como substituto de Gabriel Jesus na seleção

Crédito: Pedro Martins/MoWa Press/Folhapress Roberto Firmino e Tite durante treino da seleção no CT do São Paulo, na Barra Funda

Conteúdo restrito a assinantes e cadastrados Você atingiu o limite de
por mês.

Cadastre-se e tenha acesso a 10 reportagens por mês. Já possui cadastro ou é assinante? Faça login.

Assine a Folha e tenha acesso ilimitado. Já é assinante? Faça login.

Tite já parece ter a sua escolha para substituir o lesionado Gabriel Jesus. No treino desta terça-feira (21) no centro de treinamento do São Paulo, ele escalou o atacante Roberto Firmino, do Liverpool, como o jogador mais avançado de seu esquema.

O time usado pelo treinador foi composto por Alisson; Daniel Alves, Miranda, Marquinhos e Marcelo; Casemiro, Neymar, Philippe Coutinho, Renato Augusto e Paulinho; Firmino.

Gabriel Jesus sofreu uma fratura no pé direito durante partida do Manchester City em fevereiro e só deve voltar a jogar no próximo mês. Firmino tem sido figura constante nas convocações de Tite, e isso conta a seu favor. Diego Souza, que tem aparecido mais recentemente, é a alternativa.

Firmino foi convocado pela primeira vez para a seleção em 2014, por Dunga. Desde então, ele acumula 13 jogos e 5 gols pelo time. Um deles foi marcado sob o comando de Tite, contra a Bolívia, em Natal.

O assistente técnico Sylvinho deu atenção especial ao atacante durante o treino desta terça, marcando-o de perto e passando orientações de movimentações.

O treino de Tite seguiu a fórmula habitual. Com o time montado, os zagueiros tiveram que afastar cruzamentos feitos pelos atacantes, em atividade de coordenação da defesa.

Crédito: Paulo Whitaker/Reuters Tite passa informações ao jogadores da seleção durante treino no CT do São Paulo

Na sequência, foi treinada a saída da defesa para o ataque em velocidade, com passes rápidos e triangulações. No fim, Tite ainda aproveitou para treinar jogadas ensaiadas em cobranças de escanteios.

Quatro jogadores da base do São Paulo completaram a atividade comandada pelo técnico: Tom, Pedro Oliveira, Rony e Militão.

Entre os reservas, o zagueiro Gil permaneceu em campo treinando após o horário das atividades do grupo, em trabalho específico de movimentação com a comissão técnica. O zagueiro Thiago Silva e o volante Fernandinho, desgastados, deixaram o campo mais cedo que os demais.

A seleção embarca de noite para Montevidéu, onde enfrentará o Uruguai, nesta quinta (23). Na terça (28), a seleção enfrenta o Paraguai, no Itaquerão.

Líder das eliminatórias, com 27 pontos, a seleção praticamente garante vaga no Mundial se vencer no Estádio Centenário.

Os uruguaios estão em segundo, com 23 pontos. Suárez vai desfalcar o time adversário.

O Brasil tem sete jogadores "pendurados" (Daniel Alves, Miranda, Paulinho, Renato Augusto, Filipe Luís, Fernandinho e Giuliano) com um cartão amarelo para o clássico. O segundo amarelo tira o atleta do jogo seguinte.

Relacionadas