Folha passa a publicar conteúdo do Origem Surf

Publicação foi lançada há dois anos de forma independente e aborda tudo sobre a modalidade

Surfista disputa competição de ondas gigantes na praia de South Inlet Park, em Boca Raton (EUA) - Susan Stocker - 5.mar.2018/AP

Conteúdo restrito a assinantes e cadastrados Você atingiu o limite de
por mês.

Tenha acesso ilimitado: Assine ou Já é assinante? Faça login

Ivan Finotti
São Paulo

A Folha passa a publicar neste sábado (10), em sua versão digital, o conteúdo do site Origem Surf, criado e assinado por Janaína Pedroso e Filipe Burjato. A publicação foi lançada de forma independente há cerca de dois anos e, como o nome diz, se dedica ao esporte praiano.

A onda aqui é maior do que as notícias de competições internacionais, que ganharam destaque nos últimos tempos com diversas vitórias brasileiras, que incluem dois títulos mundiais, e este ano, onze representantes no tour mundial - de um total de 34 atletas.

Vale lembrar que daqui a dois anos o surfe estreia como esporte olímpico nas Olimpíadas de Tóquio.

O site navega especialmente no modo de vida desse pessoal, com matérias abordando, por exemplo, o surfista de fim de semana ("Carro do surf: Existe um modelo ideal?"), reportagens de comportamento ("Suicídio de Jean levanta uma questão: onde está a essência do surf?"), personagens interessantes ("O dia em que conversei com um surfista preso em Bali!"), dicas de equipamento ("Precisamos falar sobre remendo de prancha!"), meio ambiente ("Alerta: mancha marrom no litoral paulista!") etc.

"Também cobrimos atentamente o circuito de campeonatos, inclusive o feminino", diz Janaína, 34, surfista desde os 16. Jornalista e ex-apresentadora de TV, com passagens pela Globo, Band e CNT, ela é a principal responsável pelos textos, e aposta no viés emocional, e não relatorial, que imprime a eles. Janaína também é colunista da revista mensal de surfe "Hardcore".

Seu companheiro Filipe, arquiteto, 38, surfista desde os 6, faz a curadoria dos temas e das imagens. "Com a estreia na Folha, faremos agora uma playlist semanal homenageando as grandes bandas que embalaram os surfistas através das décadas". 

As playlists de Burjato vão introduzir Beach Boys, Led Zeppelin e Bob Marley aos surfistas jovens, que hoje em dia escutam essencialmente funk, conta ele.

O casal se mudou para Ubatuba há um ano e meio e é lá que se localiza o QG do Origem Surf. Outras novidades que os leitores do jornal podem esperar são estreias de duas colunistas: Juliana Calderari vai escrever sobre longboard (pranchas com mais de 2,7 metros) e Alexandra Iarussi, sobre arte e audiovisual ligado ao esporte.

Enquetes interativas também estão a caminho. A primeira: o nome Origem Surf deve mudar para Origem Surfe, com o nome do esporte aportuguesado?

Relacionadas