Siga a folha

Descrição de chapéu Copa do Mundo

PM-SC abrirá processo contra policial visto em vídeo machista na Rússia

Grupo de torcedores gravou vídeo insultando torcedora russa

Conteúdo restrito a assinantes e cadastrados Você atingiu o limite de
por mês.

Tenha acesso ilimitado: Assine ou Já é assinante? Faça login

São Paulo | UOL

A Polícia Militar de Santa Catarina identificou um de seus policiais em vídeo que causou indignação durante a Copa na Rússia. Segundo a corporação, o tenente Eduardo Nunes, que serve em Lages (SC) e está de férias, é um dos homens que aparecem ao lado de uma mulher estrangeira, compelindo-a a falar as palavras “boceta rosa”.

A PM disse que não concorda com a atitude "incompatível com a profissão e o decoro de classe". A corporação informou que abrirá um processo administrativo disciplinar sobre o militar.

Vídeo de torcedores brasileiros proferindo palavras machistas para mulher russa viralizou nas redes sociais - Reprodução/Video

Em março, no dia internacional da mulher, Eduardo Nunes trabalhou em um protesto de mulheres feministas contra casos de assédio na Universidade Estadual de Santa Catarina, em Lages. Na ocasião, o tenente foi entrevistado pela NSC TV, afiliada da Globo na região, e disse que a PM havia intensificado sua presença na área após as denúncias de assédio.

Eduardo Nunes é o segundo homem identificado no vídeo que causou indignação. Na segunda-feira, o advogado Diego Valença Jatobá já havia sido identificado pela OAB de Pernambuco, que divulgou uma nota de repúdio contra o torcedor.

A reportagem tentou contato com os brasileiros identificados, mas não teve resposta.

Leia a nota da PM

Sobre um vídeo gravado na Rússia, em que um grupo de homens brasileiros desrespeita uma cidadã estrangeira, a Polícia Militar de Santa Catarina esclarece que:

1. Um policial militar foi identificado como um dos integrantes que aparecem no vídeo;

2. A corporação não corrobora com este tipo de atitude que é incompatível com a profissão e o decoro da classe, previsto no Regulamento Disciplinar e no Estatuto da PMSC, independentemente de estar em período de férias, folga de serviço ou qualquer outra situação de afastamento, devendo portanto, responder por suas atitudes.

3. Assim que se der seu retorno, a corporação abrirá um processo administrativo disciplinar para apurar a conduta irregular do militar.

Quartel do Comando-Geral, 19 de junho de 2018.
JOÃO BATISTA RÉUS
Tenente-coronel PM Chefe
Centro de Comunicação Social

Leia a nota de repúdio da OAB-PE

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Pernambuco, por intermédio da Comissão da Mulher Advogada, repudia veementemente o conteúdo de um vídeo amplamente divulgado nas redes sociais em que um grupo de brasileiros ladeia uma mulher, que aparentemente não é brasileira nem fala português, e profere em coro ofensas relacionadas ao seu órgão sexual.

Dentre os protagonistas do lamentável episódio, identifica-se o advogado Diego Valença Jatobá, regularmente inscrito nesta Seccional.

Segundo dados da ONU, uma em cada três mulheres é ou será vítima de violência de gênero no mundo, sendo o Brasil o 5º país no ranking mundial de violência contra as mulheres.

De acordo com Relógios da Violência do Instituto Maria da Penha, a cada 2 segundos uma mulher é vítima de violência física ou verbal no Brasil e a cada 1.5 segundo uma mulher é vítima de assédio na rua.

As estatísticas são alarmantes e nos levam a uma profunda reflexão sobre a necessidade de uma mudança urgente da cultura machista e patriarcalista em que nossa sociedade ainda está, infelizmente, inserida.

A preconceituosa atitude é causa de vergonha para todos nós, brasileiros, e vai na contramão do atual contexto de luta contra a desigualdade de gênero, em que cada dia mais as instituições públicas e privadas estão em busca de soluções conjuntas para que nenhuma mulher sofra qualquer tipo de violência ou discriminação pelo fato de ser mulher.

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Pernambuco, por intermédio da Comissão da Mulher Advogada, reafirma seu compromisso de trabalho incansável para que os princípios do Estado Democrático de Direito sejam resguardados, proporcionando-se às mulheres a garantia de exercício de suas liberdades individuais e sexuais, com igualdade de espaço, de oportunidades e, sobretudo, de tratamento.

Recife/PE, 18 de junho de 2018.

Ronnie Preuss Duarte
Presidente da OAB/PE

Ana Luiza Mousinho
​Presidente da Comissão da Mulher Advogada

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas