Siga a folha

Descrição de chapéu Copa Libertadores 2020

Palmeiras ganha na altitude e deixa vaga encaminhada na Libertadores

Equipe quebra jejum de 37 anos sem vitória de brasileiros contra o Bolívar em La Paz

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O Palmeiras acabou nesta quarta-feira (16) com um jejum de vitórias de times brasileiros contra o Bolívar na altitude de La Paz, na Bolívia, que perdurava havia 37 anos. A equipe venceu por 2 a 1 e se isolou na liderança do Grupo B da Copa Libertadores.

Os gols palmeirenses foram marcados por Willian, de pênalti no primeiro tempo, e Gabriel Menino, em um belo chute de fora da área na segunda etapa. O atacante Marcos Riquelme descontou para os bolivianos.

O triunfo no estádio Hernando Siles foi o primeiro de um clube brasileiro sobre o Bolívar na altitude de La Paz (3.600 metros) desde uma jornada feliz do Grêmio na cidade, em 1983.

O resultado na noite de quarta-feira manteve o aproveitamento total dos comandados de Vanderlei Luxemburgo na competição. Com nove pontos em três jogos –dois deles disputados fora de casa–, a equipe lidera com folga o Grupo B, já com a classificação às oitavas de final bem encaminhada.

Contribuiu para o triunfo palmeirense o fato de que os jogadores da formação da Bolívia não atuavam desde março. Os torneios não foram retomados no país, por restrições ligadas à luta contra a Covid-19.

Jogadores do Palmeiras comemoram o segundo gol do time contra o Bolívar, marcado em bonito chute de Gabriel Menino - David Mercado/Reuters

Sem ritmo, o Bolívar não conseguiu criar boas chances no primeiro tempo, levando algum perigo apenas em cruzamentos. Já o Palmeiras conseguia aparecer razoavelmente no campo de ataque, em chutes de fora da área ou em lances de bola parada.

Os visitantes chegaram ao gol aos 34 minutos, em pênalti sofrido por Rony, que se mostrou mais esperto do que o defensor Jusino. Willian se apresentou para a cobrança e fez uma boa batida, por baixo, no canto direito do goleiro Rojas.

A vantagem foi ampliada aos 15 minutos da etapa final. Gabriel Menino recebeu de Rony no meio de campo, resolveu arriscar de longe e acertou um chute muito bonito para deixar o triunfo bem encaminhado.

O Bolívar, no entanto, diante de um adversário que foi se desgastando na altitude, voltou à partida em uma batida de escanteio. Aos 22 minutos, Gutiérrez desviou a cobrança e Marcos Riquelme completou de cabeça.

Luxemburgo, como tem feito no Campeonato Brasileiro, gastou suas cinco substituições para dar novo fôlego à equipe. Nos minutos finais, o Palmeiras se fechou na defesa, cortando cruzamentos para assegurar um bom triunfo em La Paz.

O Guaraní (PAR) é o segundo colocado do Grupo B, com 3 pontos. O Bolívar tem os mesmos 3, mas perde nos critérios de desempate. Na quinta (17), os paraguaios enfrentam em casa os argentinos do Tigre, os últimos da chave, com nenhum ponto.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas