Siga a folha

STJD indefere pedido do Grêmio de anulação do jogo com o São Paulo

Presidente da entidade entende que não houve erro de direito na arbitragem do jogo

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O presidente do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), Otávio Noronha, indeferiu nesta quarta-feira (21) o pedido do Grêmio de anulação do empate com o São Paulo, disputado no último sábado (17), pelo Campeonato Brasileiro.

Noronha entende que não houve erro de direito na atuação da arbitragem, elemento necessário para a impugnação da partida.

São Paulo e Grêmio empataram em 0 a 0 no Morumbi, pelo Campeonato Brasileiro - Lucas Uebel - 17.out.2020/Gremio FBPA

"A jurisprudência histórica e pacífica deste STJD é no sentido que somente o erro de direito é que pode servir para arrimar a pretensão de impugnação ao resultado da partida, e o princípio do pro competitione informa que não se deve vulgarizar esse instituto, deixando em dúvidas o resultado obtido em campo, quando inexistem fundamentos mínimos que arrimem a pretensão", afirmou o presidente do órgão em seu despacho.

No último fim de semana, o Grêmio deixou a capital paulista revoltado com a arbitragem de Rafael Traci, reclamando de pelo menos dois pênaltis que não teriam sido marcados e a não expulsão de Daniel Alves em falta sobre o atacante Luiz Fernando, que deixou o campo machucado.

Além do que considera ter sido uma atuação ruim, a diretoria gremista não gostou sobretudo do fato de que Raí, diretor-executivo de futebol do São Paulo, discutiu erros de arbitragem contra o clube paulista com dirigentes da CBF durante a semana.

A conversa de Raí com a entidade aconteceu após Leonardo Gaciba, presidente do comitê de arbitragem da entidade, ter declarado que houve erro prejudicial ao time do técnico Fernando Diniz na derrota por 3 a 0 para o Atlético-MG, na 7ª rodada.

Na ocasião, Rafael Traci comandou o VAR e, segundo Gaciba, errou no traçado da linha que mostrou impedimento do atacante Luciano, do São Paulo, que teve gol anulado quando o jogo ainda estava 0 a 0.

Após a reclamação do São Paulo, houve mudança na escala de profissionais que atuaram no jogo com o Grêmio.

No pedido dos gaúchos ao STJD, o clube destacou quatro erros de arbitragem que deveriam –no entendimento dos gremistas– ter sido revisados no VAR, além de reclamar a troca da escala de arbitragem para a partida.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas