Siga a folha

Descrição de chapéu Campeonato Brasileiro 2020

Santos conta com base para superar desfalques e vencer Inter no Brasileiro

Surto de Covid-19 obrigou escalação de novatos, que se destacaram no jogo

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Assombrado por uma grande quantidade de casos de coronavírus, o Santos contou com dois desconhecidos do grande público para derrotar o Internacional por 2 a 0 neste sábado (14), na Vila Belmiro. A partida foi válida pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O goleiro John, 24, terceira opção no elenco, fez defesas importantes quando o jogo ainda estava 0 a 0. Já Ivonei, 18, puxado das categorias de base, foi o responsável por marcar o primeiro gol contra o time gaúcho, que abriu a rodada na liderança, com 36 pontos.

Com o resultado, o Santos chega aos 34 pontos, na sexta colocação, e o Internacional agora é o segundo, com 36, dois a menos do que o líder Atlético-MG.

Ivonei comemora seu gol pelo Santos contra o Internacional - Ivan Storti/Santos FC/Divulgação

O resultado é um alívio em meio aos casos de coronavírus entre os santistas.

Segundo a assessoria do clube paulista, nove jogadores não foram relacionados para a partida deste sábado após seus testes darem positivo para a doença. Entre eles, pelo menos seis atletas regularmente titulares (João Paulo, Madson, Lucas Veríssimo, Diego Pituca, Jobson e Jean Mota). No gol, o reserva Vladimir, também contaminado, foi substituído por John, a terceira opção entre os jogadores da posição.

Na comissão técnica, depois de Cuca, internado desde sábado (7), o seu irmão e auxiliar Cuquinha também recebeu o diagnóstico de Covid-19. Coube então a Marcelo Fernandes a missão de comandar o time em campo.

Fernandes é um velho conhecido da torcida alvinegra. Em 2015, ele assumiu o Santos no lugar de Enderson Moreira e conquistou o Campeonato Paulista. Neste sábado, Fernandes teve que recorrer às categorias de base para escalar o time.

Outra ausência bem sentida, e esta não por causa da Covid-19, foi a de Soteldo. O atacante está com a seleção venezuelana na disputa das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022. Na sexta, o atleta esteve em campo na derrota por 1 a 0 para o Brasil.

A notícia boa em campo era o retorno de Marinho, que cumpriu suspensão no empate com o Red Bull Bragantino na rodada passada, mas o principal atleta do elenco santista passou despercebido em campo no primeiro tempo.

O Internacional, que perdeu Patrick e Nonato por causa do vírus, jogou um futebol sem criatividade e bem abaixo do que se espera de um líder do Campeonato Brasileiro. Depois do intervalo, a equipe colorada voltou mais acessa e trocando passes.

Em seis minutos, o Inter fez o que até então não havia conseguido. Aos quatro minutos, Uendel deu assistência de cavadinha para Abel Hernández, que cara a cara encheu o pé e viu o goleiro santista espalmar. Dois minutos depois, John saltou para defender uma cabeçada perigosa de Thiago Galhardo.

No momento em que a equipe gaúcha estava melhor, o Santos encontrou o seu gol, aos 13. O meia Ivonei cobrou falta da direita, a bola quicou na área e acabou dentro do gol de Marcelo Lomba.

Com a vantagem no placar, John reapareceu interceptando outra cabeçada de Galhardo. O Santos chegou ao segundo em contragolpe puxado por Marinho. Ele ganhou no meio de campo e tentou surpreender o goleiro do Inter, que defendeu com o pé. Na sobra, Arthur Gomes chutou forte, e Lomba deu rebote na área para Kaio Jorge só completar de cabeça, aos 22.

Ainda sobre casos de Covid-19, o ex-jogador Pepe, 85 anos, ídolo e segundo artilheiro da história do clube, está internado no hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo, para se recuperar da doença.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas