Descrição de chapéu artes plásticas

Laura Vinci retrata dúvidas como bruma em obra exposta na galeria Nara Roesler  

Com Morro Mundo, artista plástica propõe reflexão sobre incertezas atuais

Conteúdo restrito a assinantes e cadastrados Você atingiu o limite de
por mês.

Tenha acesso ilimitado: Assine ou Já é assinante? Faça login

Isabella Menon
São Paulo

Obra 'Morro Mundo' da artista plástica Laura Vinci exposta na galeria Nara Roesler - Everton Ballardin/Divulgação

Em 2017, Laura Vinci causou burburinho com uma instalação exposta no MuBe que produzia ondas de fumaça na esplanada de concreto do museu paulistano. 


Na época, recorda a artista plástica, a neblina causou espanto em alguns desavisados que não sabiam que se tratava de uma obra e acharam que um incêndio teria tomado conta do edifício projetado pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha. 


Agora, a bruma, recurso muito presente nas obras de Vinci, pode ser novamente contemplada, desta vez na galeria Nara Roesler, onde está exposta a instalação “Morro Mundo”. 


Um fragmento da obra foi apresentado no Espaço Cultural Porto Seguro, em novembro de 2017; esta, porém, é a primeira vez que a instalação completa, composta por cinco tubos, poderá ser vista em São Paulo. 


Para a artista, a estrutura de vidro, também recorrente em seu trabalho, “é como se fosse a estrutura do mundo”. 


Vinci acredita que trazer a tubulação para a superfície tenha a ver com expor partes do mundo que são escondidas no subterrâneo. 


Já a neblina, liberada dos tubos a cada dez minutos, tem o papel de “nos envolver e nos confundir”. “É como se a neblina quisesse mexer com as nossas certezas, com aquilo que é embaçado”, diz Vinci
Junto à estrutura de vidro, materiais, como folhas banhadas em ouro e outros materiais dourados, complementam a instalação.


As folhas também estão expostas na instalação da artista no antigo Banespão, atual Farol Santander —, as folhas fundidas em latão formam a instalação “Diurna”, que propõe experiências com a paisagem e a natureza por meio de projeções e mapeamentos de vídeos, na galeria. 


Para Vinci, as folhas relacionam-se à natureza e evocam uma vontade de mudança nos tempos atuais que, para ela, sofrem com uma “crise ecológica”. 

 

MORRO MUNDO - LAURA VINCI

QUANDO até 24/3; seg. a sex. das 10h às 19h e sáb. das 11h às 15h
ONDE galeria Nara Roesler, av. Europa, 655, tel. 2039-5454
QUANTO entrada gratuita 

Relacionadas