Siga a folha

Regina Duarte toma bronca de Carolina Ferraz por uso político de sua imagem

Ouça áudio em que a atriz diz que governo 'persegue a classe artística' e pede remoção de sua foto do Instagram

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

A atriz Carolina Ferraz deu uma bronca nesta sexta (31) em Regina Duarte, que está assumindo a pasta da Cultura no governo Bolsonaro. Por áudio, Ferraz pede para que Regina retire sua imagem de uma postagem que a colega de profissão publicou no Instagram.

A atriz Regina Duarte em Brasília - AFP/Sergio Lima

Regina postou, mais cedo nesta sexta-feira (31), uma colagem com o retrato de artistas que estariam apoiando seu ingresso no governo. Ela aceitou nesta quarta assumir a pasta da Cultura.

"Regina não imaginei que você fosse colocar minha foto ou a foto de qualquer um, né, colega nosso, sem até comentar ou pedir autorização da gente, né", inicia Ferraz.

A Folha confirmou a autoria da mensagem enviada pelo WhatsApp. Ouça aqui o áudio:​

"Realmente, torço para que você consiga exercer e fazer a diferença em um governo que desprestigia tanto a classe artística, que persegue tanto a classe artística."

"Você, sendo uma artista que eu conheço há mais de 30 anos, espero que você faça a diferença. Mas eu não quero ser usada como alguém que está ali no seu instagram, porque dá a entender que eu apoio o governo Bolsonaro e eu não apoio, Regina. Eu nunca aprovei e nunca compactuei com esse governo e inclusive não votei no Bolsonaro."

No fim da mensagem, Ferraz pede "com todo o carinho", para que a colega peça à sua equipe que retire a imagem da internet.

Regina está assumindo o comando da Secretaria Especial da Cultura, após a queda do dramaturgo Roberto Alvim, demitido por ter copiado frases do nazista Joseph Goebbels em um pronunciamento oficial.

Na colagem que a atriz publicou, há fotos dos atores Carolina Ferraz, Marcio Garcia, Ary Fontoura, Maitê Proença, Beth Goulart e da autora de novelas Gloria Perez, entre outros.

São artistas que manifestaram apoio à atriz durante o "noivado" com Bolsonaro, termo usado por Regina para se referir ao período em que estudou a estrutura da pasta, antes de aceitar a proposta.

"Bóra lá, queridos, pela pluralidade cultural do nosso amado Brasil", escreveu, com as imagens.

A postagem da atriz soa como resposta aos diversos ataques da própria classe artística. Entre os mais agressivos, José de Abreu chegou a dizer em tom ameaçador que poderia contar algum segredo dela: "Eu sei o que fizemos na sua casa na Barra", escreveu o ator no Instagram.

"Muita gente da classe apoia a Regina Duarte, mas não tem coragem de vir a público", disse Proença, em uma entrevista ao jornal O Globo.

"Sei que você irá exercer a sua função com o total comprometimento. Fico na torcida para que aqueles que criticam apenas para fomentar a oposição saibam avaliar os atos e não as bandeiras", disse Marcio Garcia, também na rede social. "Torcendo por todos nós", escreveu o ator Luiz Fernando Guimarães.

Na noite desta sexta, Regina substituiu a foto com artistas que haviam apoiado por uma montagem sem Ferraz.

No lugar, foi inserida uma foto da atriz Carla Daniel e, depois, foi acrescentada uma de Rosamaria Murtinho. Logo em seguida, Regina postou uma captura de tela com um comentário atribuído à conta oficial de Ferraz: "Torcendo por você!". A reportagem não conseguiu contato com a assessoria da atriz.

Postagem de Regina Duarte - Reprodução/Instagram

Logo depois, a atriz Carla Daniel também se manifestou. No Instagram, ela disse que não compactua com o atual governo e nem com anterior. Mas disse torcer pela gestão de Regina 

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas