Siga a folha

Descrição de chapéu Cinema

'E o Vento Levou' retorna ao streaming da HBO, agora com vídeo sobre racismo

Longa será antecedido por aula sobre estereótipos de personagens negros que ele reproduz

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O épico "E o Vento Levou" voltou ao streaming da HBO, agora precedido de um vídeo que contextualiza a obra, informou a revista The Hollywood Reporter nesta quarta (24).

O longa-metragem de 1939, ganhador de oito prêmios no Oscar —um deles, o primeiro concedido a uma atriz negra–, tinha sido removido da plataforma há duas semanas, quando protestos contra o racismo e a brutalidade policial eclodiram nas ruas dos Estados Unidos e levaram canais de televisão a revisar o conteúdo que oferecem.

"'E o Vento Levou' é um produto de seu tempo e contém alguns dos preconceitos étnicos e raciais que, infelizmente, têm sido comuns na sociedade americana", afirmou um porta-voz da HBO Max num comunicado na ocasião.

"Estas representações racistas estavam erradas na época e estão erradas hoje, e sentimos que manter este título disponível sem uma explicação e uma denúncia dessas representações seria irresponsável", completou.

Agora, o filme, que já tinha quase quatro horas de duração, será introduzido por um vídeo com Jaqueline Stewart, professora da Universidade de Chicago, chamado de "E o Vento Levou: um Legado Complexo".

A professora dirá ao espetador que ele está prestes a assistir um dos filmes mais populares de todos os tempos, mas que desde a época de seu lançamento ele tem sido criticado por seus personagens negros estereotipados e pelo retrato que faz do sul dos Estados Unidos antes da Guerra de Secessão do país.

A decisão da HBO de retirar o filme da plataforma, mesmo que temporariamente, teve grande repercussão. Alguns, entre eles ativistas negros, enxergaram uma tentativa de censura na ação. Ao mesmo tempo, em meio à polêmica, o filme se tornou o DVD mais vendido da Amazon americana.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas