Ingvar Kamprad, fundador da rede Ikea, morre aos 91 anos na Suécia

Crédito: Ikea/Divulgação Ingvar Kamprad, fundador da rede IKEA, posa para foto em frente a matriz da companhia, em Almhult (Suécia)

Conteúdo restrito a assinantes e cadastrados Você atingiu o limite de
por mês.

Tenha acesso ilimitado: Assine ou Já é assinante? Faça login

O fundador da rede de móveis sueca Ikea, Ingvar Kamprad, faleceu neste sábado (27) aos 91 anos, informou a empresa.

"Um dos maiores empresários do século 20, Ingvar Kamprad, morreu pacificamente, em sua casa em Småland, na Suécia, no dia 27 de janeiro", afirmou a empresa, através de seu site oficial e Twitter.

Kamprad fundou a Ikea em 1943, quando tinha apenas 17 anos, mas não havia chegado ao sucesso até 1956, quando a empresa foi pioneira no pacote de embalagens.

Ele percebeu a ideia enquanto observava um empregado tirar as pernas de uma mesa para encaixá-la no carro de um cliente e notou que salvar espaço significava economizar dinheiro.

A rede Ikea possui lojas em 49 países e sua receita anual é de certa de 50 bilhões de euros (US$ 62 bilhões) em receitas anuais.

ORIGENS

Nascido em 30 de março de 1926, no sul da Suécia, Kamprad começou a vender fósforos aos vizinhos aos cinco anos de idade e logo diversificou seu negócio ao incluir decorações de árvores de Natal, lápis e bolinhas.

Kamprad começou a anunciar em jornais locais e a operar um catálogo de pedidos por correio improvisado. Ele distribuía seus produtos através da van de leite.

Em 1950, Kamprad introduziu mobiliário no seu catálogo. O mobiliário era produzido por fabricantes locais que viviam em áreas rurais, próximos a sua casa. Após a resposta positiva com a venda de móveis, ele decidiu interromper a venda de todos os outros produtos e se concentrar em móveis de baixo preço.

Desde então, o conceito Ikea –mantendo os preços baixos, permitindo que os clientes agrupem os próprios móveis– oferece mobiliário doméstico acessível em lojas de todo o mundo.

Crédito: Yves Herman/REUTERS Gigante de móveis Ikea

VIDA SIMPLES

Kamprad formou o nome da empresa de suas próprias iniciais e as primeiras letras da fazenda familiar, Elmtaryd, e a paróquia de Agunnaryd. A Ikea está localizada no coração de Småland, uma província florestal, cuja gente é conhecida na Suécia por sua economia e engenhosidade. Kamprad possuía ambos.

"Ingvar Kamprad era um grande empreendedor –trabalhador e teimoso, com muito calor e brilho nos olhos", disse a empresa.

Seu nome apareceu frequentemente nas listas dos homens mais ricos do mundo, mas nunca adotou o estilo de vida de um magnata. Ele dirigia um modesto Volvo e se vestia sem pretensão.

Em um livro de 1998 que foi co-autor da história da Ikea, descreveu seu hábito de visitar mercados de rua de vegetais antes de fecharem o dia, na esperança de obter um preço melhor em seus produtos.

Relacionadas