Descrição de chapéu Vale

Produção de minério da Vale sobe 5,1% em 2017

Empresa atingiu recorde de 366,5 milhões de toneladas

Local de 'cava' para extração de minério na cidade de Tapira, em Minas - Ricardo Borges/Folhapress

Conteúdo restrito a assinantes e cadastrados Você atingiu o limite de
por mês.

Tenha acesso ilimitado: Assine ou Já é assinante? Faça login

Rio de Janeiro | Reuters

A produção de minério de ferro da Vale subiu 5,1% no ano passado e atingiu um recorde de 366,5 milhões de toneladas, enquanto as vendas sofreram uma leve queda, diante da estratégia da empresa de elevar margens reduzindo a oferta de menor qualidade.

Em relatório publicado nesta sexta-feira (16), a mineradora pontuou que os números foram puxados pelo crescimento da produção do seu maior projeto de minério de ferro, o S11D, no Pará, e também por uma maior produção na unidade Conceição 1, no Sistema Sudeste.

Entretanto, a maior produtora global de minério de ferro revelou que as vendas da commodity em 2017 caíram 0,7% ante 2016, para 291,329 milhões de toneladas, enquanto os volumes misturados ("blendagem") em suas operações na Ásia cresceram.

O relatório de produção antecede o relatório de desempenho financeiro referente ao quarto trimestre de 2017, previsto para o dia 27, após o fechamento dos mercados.

"Enquanto a Vale aumenta o foco na qualidade, esperamos que tenha um efeito positivo nos preços realizados no quatro trimestre", disseram analistas do JPMorgan, em relatório enviado a clientes.

Analistas de mercado classificaram os resultados apresentados pela empresa como fortes, destacando que vieram em linha com o esperado pela companhia.

Para 2018, a empresa reafirmou a previsão de produção em torno de 390 milhões de toneladas.

As exportações anuais de minério de ferro e pelotas do Brasil totalizaram 335,5 milhões de toneladas em 2017, 17,1 milhões de toneladas a mais do que em 2016, principalmente devido à maior produção no Sistema Norte.

O Sistema Norte teve produção recorde de 169,2 milhões de toneladas em 2017, alta de 14,2% ante o ano anterior, devido ao crescimento da mina e planta de S11D.

Relacionadas