Cade faz acordo com Booking, Decolar e Expedia sobre preço de hotel
Hotéis poderão aplicar tarifas menores em contato por telefone com o cliente
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Os hotéis terão a opção de oferecer, em contato offline e direto com clientes, preços melhores que os ofertados em agências de viagem online, como Booking.com, Decolar.com e Expedia.
O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) assinou um acordo com essas três empresas para flexibilizar a regra que impede os hotéis de ofertarem condições mais vantajosas do que aquelas que aparecem nos sites dessas agências.
Aplicada pelas três maiores agências de viagem online, a chamada cláusula de paridade é o mecanismo que garante que elas ofereçam preços melhores aos consumidores do que aqueles ofertados pelos próprios hotéis em seus canais de venda.
O acordo prevê que essa cláusula não poderá mais ser aplicada para proibir ofertas dos hotéis nos canais de venda offline, como contato por telefone, agências de turismo físicas e balcão de reservas.
A exigência de paridade continua permitida, contudo, para os preços que os hotéis ofertam em seus sites.
Isso é justificável, segundo o Cade, para evitar o chamado efeito carona —quando os vendedores e compradores se conectam pela plataforma dessas agências, mas fecham o negócio fora do site da agência de turismo online.
Para o Cade, a imposição de cláusulas de paridade limita a concorrência.
O termo de compromisso é resultado de um inquérito administrativo aberto em 2016, após uma representação do FOHB (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil).
De acordo com a associação, que reúne as grandes redes hoteleiras, as comissões que ficam com as agências online variam de 13% a 30% do valor da diária, a depender do programa que a empresa contrata (com maior ou menor destaque no site).
“O acordo vem ao encontro do nosso pleito”, disse Orlando de Souza, diretor executivo do FOHB.
Nas grandes redes hoteleiras, a importância da Booking.com, Decolar.com e Expedia vem crescendo.
Segundo Souza, em 2015, 11% das diárias eram reservadas por meio dessas plataformas. Em 2017, passou para 16% e a expectativa é que neste ano alcance 20%.
Souza afirmou que, após o acordo, também será possível negociar preços diferentes com cada plataforma.
“Se eu negociasse um preço para a Booking.com, tinha que ser o mesmo para Decolar.com e Expedia. Agora pode negociar com cada uma.”
A Booking.com afirmou que a empresa está satisfeita com o acordo. “Está em sintonia com o que outras 27 autoridades regulatórias ao redor do mundo decidiram, permitindo que plataformas como a Booking.com ofereçam uma experiência transparente e consistente de comparação de preços aos consumidores.”
O Decolar.com disse que o acordo modifica “de forma limitada” a cláusula de paridade e afirmou que a companhia continuará “focada em desenvolver e oferecer sempre as melhores propostas de valor para seus parceiros e seus clientes”.
Nesta quarta-feira (28), o Grupo Expedia informou que as mudanças serão notificadas a todos os hotéis parceiros no Brasil nas próximas semanas e afetarão clientes dos sites do grupo em todo o mundo.
"O Grupo Expedia ajuda os hotéis parceiros a se tornarem visíveis e disponíveis aos consumidores globalmente, contribui para o desenvolvimento do turismo no Brasil e oferece transparência no mercado, o que permite viajantes encontrarem o hotel certo no preço certo com a maior eficiência possível", informou, por meio da assessoria de imprensa.