Mudança impacta publicidade do Facebook, aponta pesquisa

Após priorizar interação pessoal, Facebook tem queda nas impressões de publicidade

Impacto da decisão do Facebook de priorizar conteúdos de interação pessoal apontam queda nas impressões de publicidade. - Loic Venance/AFP

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São Paulo

Os primeiros dados sobre o impacto da decisão do Facebook de priorizar conteúdos de interação pessoal, anunciada em 11 de janeiro, apontam queda nas chamadas impressões de publicidade.

Impressão é o número de vezes em que o anúncio é entregue ao usuário, aparece em suas páginas na plataforma –não deve ser confundida com visualização.

Segundo números da AdStage, um dos parceiros publicitários da rede social, as impressões já foram 3% menores em janeiro, em comparação com janeiro de 2017.

E foram 18% maiores em fevereiro, em relação a fevereiro de 2017, um percentual de crescimento anualizado inferior ao que vinha sendo registrado até então (85% em outubro, 149% em julho).

Outro efeito da mudança no algoritmo da rede social, pelos primeiros dados, é que o preço cobrado dos anunciantes saltou.

Também segundo números da AdStage, o CPM (custo por mil impressões de publicidade) do Facebook foi 122% maior em janeiro, na comparação com o mesmo mês de 2017.

Em fevereiro, o aumento do CPM foi de 77%. Segundo o site Recode, foram os dois maiores saltos anualizados nos preços cobrados pela plataforma, nos últimos 14 meses.

A mudança do Facebook, que resultou na diminuição de visibilidade do jornalismo profissional nas páginas de seus usuários, levou a Folha a deixar de atualizar seu conteúdo na rede social.

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