Jornais se unem por liberdade de imprensa nos EUA

Ação é resposta aos constantes ataques feitos por Donald Trump à mídia

Conteúdo restrito a assinantes e cadastrados Você atingiu o limite de
por mês.

Tenha acesso ilimitado: Assine ou Já é assinante? Faça login

Washington

Em resposta aos ataques do presidente Donald Trump contra a imprensa, mais de 300 jornais nos Estados Unidos se comprometeram a publicar editoriais nesta quinta-feira (16) promovendo a liberdade de imprensa.

A ação foi organizada pelo jornal The Boston Globe, que inspirou o filme "Spotlight", vencedor do Oscar de 2016. The New York Times, The Denver Post e The Philadelphia Inquirer estão entre os que aderiram.

Homem lê o jornal The Boston Globe, em Boston (EUA); jornais foram considerados "inimigos públicos" pelo presidente Donald Trump - Joseph Prezioso/AFP

Trump chama, repetidamente, organizações de imprensa de "fake news" e "inimigas do povo americano".

Marjorie Pritchard, editora da página editorial do Globe, afirmou que a ação foi motivada pela intensificação da retórica de Trump contra jornalistas nas últimas semanas.

Em comício no dia 2, o presidente disse que os profissionais da imprensa "só inventam histórias": "O que aconteceu com a imprensa livre? O que aconteceu com a reportagem honesta?", questionou, apontando para jornalistas.

O Globe sugere que os conselhos editoriais assumam uma posição contra as palavras de Trump, independentemente de sua política ou posição em relação ao presidente.

Relacionadas