Via Varejo anuncia lojas compactas da Casas Bahia para cidades pequenas

Primeiras unidades foram abertas em Jaguariúna e Laranjal Paulista, no interior de SP

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São Paulo

A rede Via Varejo anunciou nesta sexta-feira (21) um formato de lojas compactas para Casas Bahia. Os locais com até 150m² terão foco em cidades de até 70 mil habitantes e alto potencial de consumo.

"Os clientes nessas localidades estão mal servidos e já vemos possibilidade de roubar participação de mercado de maneira muito rápida", disse à Reuters o diretor de operações da Via Varejo, Marcelo Nogueira.

De acordo com ele, a companhia identificou até 300 cidades brasileiras com potencial para receber uma loja compacta da Casas Bahia e as inaugurações começaram este mês no interior de São Paulo.

A Via Varejo abriu uma unidade no município de Jaguariúna nesta sexta-feira (21) e deve inaugurar outra em Laranjal Paulista no dia 28. "Tem outra em Salto de Pirapora que ocorreria este mês, mas vai ficar para janeiro", contou Nogueira.

Loja das Casas Bahia no centro de São Paulo - Robson Ventura/Folhapress

Ele não quis informar o total de lojas compactas que a rede varejista planeja abrir em 2019, mas revelou que boa parte das inaugurações previstas para o início do próximo ano serão nesse formato, cujo custo de ocupação tende a ser pelo menos três vezes menor do que o formato tradicional.

"O custo acaba sendo proporcional à área [da loja], então o investimento por metro quadrado será menor e o custo operacional também", afirmou o executivo. Os espaços serão todos alugados.

A loja compacta faz parte de um conjunto de novos formatos lançados nos últimos anos pela Via Varejo que privilegiam a integração de canais físicos e online, como é o caso do Smart, com 350 m² a 800 m² e em operação desde novembro de 2017 nas duas bandeiras.

Em abril, a varejista também começou a operar quiosques com até 25 m²  para ampliar a presença e participação de ambas as redes.

O modelo compacto, porém, será voltado exclusivamente para a Casas Bahia, afirmou Nogueira. Segundo ele, as unidades contarão com todos os serviços da bandeira, incluindo crediário, cartões, garantia estendida, multi assistência e seguros.

"Não é objetivo entrar com guerra de preços nessas cidades, mas haverá alavanca pelo reconhecimento da marca e facilidades de pagamento", comentou.

O executivo acrescentou que a estratégia inicialmente estará centrada no parcelamento, mas a empresa tende a expandir a oferta de crédito aos clientes mediante o avanço da carteira digital.

Em setembro, a Via Varejo assinou contrato com a startup AirFox para desenvolver soluções de pagamento móvel e banco digital, garantindo opção de comprar até 80% da empresa com sede em Boston em até 3 anos.

A empresa iniciou este mês em duas lojas na capital paulista o piloto do projeto, permitindo aos clientes da Casas Bahia realizar pagamento digital do carnê por meio do aplicativo móvel da AirFox. O plano é expandir o serviço para até 30 lojas até o fim de fevereiro e implementá-lo nas demais unidades a partir do segundo trimestre de 2019.

As ações da Via Varejo acumulam queda de mais de 40%, na contramão de concorrentes como Magazine Luiza e B2W, que subiram cerca de 124% e 94%, respectivamente, neste ano.

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