Siga a folha

Descrição de chapéu

Mudar o teto de gastos só convém se vier no bojo de ampla reforma fiscal

Livro 'Contas Públicas no Brasil' discute revisão de políticas públicas

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Josué Pellegrini

Diretor da IFI (Instituição Fiscal Independente) do Senado

​A leitura do livro recém-lançado “Contas Públicas no Brasil”, organizado por mim e Felipe Salto, conjugada ao acompanhamento da conjuntura política e econômica, traz a nítida sensação de que o país tem um longo caminho a percorrer.

Há no livro farta evidência de que o Estado gasta mal e muito. O resultado é crescimento econômico medíocre, elevada desigualdade e instabilidade macroeconômica. Deveríamos estar engajados em uma ampla reforma do Estado.

Entre as evidências de que o Estado gasta mal, basta dizer que, comparado com 90 países, o nível de bem-estar do Brasil poderia ser obtido com dez pontos de PIB a menos de gasto primário. Ou que a tributação direta e as transferências às famílias reduzem a desigualdade de renda em cerca de 18%, ante a média de 30% de 46 países. São dados do capítulo de Bráulio Borges.

Presidente, Jair Bolsonaro, e ministro da Economia, Paulo Guedes - Mauro Pimentel - 11.out.2019/AFP

No capítulo de Pedro Jucá e Guilherme Ceccato, constata-se que os 10% mais pobres recebem 30% das transferências públicas do Estado, enquanto na Europa esse percentual chega a 70%. Ainda, 30% das crianças e jovens compõem famílias com renda inferior a 50% da média nacional.

A razão para isso se deve principalmente ao peso das despesas previdenciárias (servidores, inclusive) no gasto total. A soma nos três níveis de governo chega a 13,4% do PIB, sendo 4,8 pontos relativos aos servidores públicos.

A reforma previdenciária, também abordada no livro, terá efeito moderado sobre o peso e a evolução dessas despesas nos próximos anos. A versão aprovada produz efeitos mais modestos diante do que se esperava inicialmente. Não surpreenderá se o tema voltar à baila em alguns anos.

Os problemas não se restringem à Previdência. Existem sérias deficiências na qualidade do ensino básico, gestão dos recursos humanos do Estado, avaliação de políticas públicas, planejamento governamental e relações federativas, todos assuntos tratados no livro.

Além de gastar mal, o Estado gasta muito. A carga tributária e a dívida pública, no Brasil, temas de outros dois capítulos do livro, são bem mais elevadas que os níveis observados nos países emergentes.

A carga próxima de 34% do PIB traz muitas distorções, como a dependência da tributação indireta, que é regressiva e leva à ineficiência econômica. Ademais, o peso da carga incentiva os benefícios tributários, já em 4,2% do PIB, igualmente regressivos e contrários à eficiência econômica.

A dívida pública cresceu 25 pontos do PIB de 2013 a 2019, ficando mais de 30 pontos acima da média dos emergentes pelo critério do FMI. Esse tamanho reduz a margem para enfrentar imprevistos, como a pandemia. Com esse evento, a dívida subirá mais 20 pontos, em 2020, aproximando-a dos 100% do PIB. Os mais pobres serão os mais afetados se a instabilidade gerada por esse patamar desandar para situação mais crítica.

Algo deve ser dito a respeito da regra do teto para gastos federais, também abordado no livro. O Brasil tem forte propensão ao aumento de gastos por razões variadas. Assim, ele precisa de regras fiscais que criem restrições e balizem expectativas favoráveis quanto à trajetória fiscal.

A regra de teto em vigor não é perfeita, mas alterá-la em contexto de extrema fragilidade fiscal só convém se a mudança vier no bojo de ampla reforma fiscal, com instrumentos destinados a conter gastos obrigatórios e apoiar a sustentabilidade fiscal.

De imediato, é preciso viabilizar a aplicação dos gatilhos previstos na regra do teto, com o intuito de acomodar as despesas assistenciais, úteis ainda para ajudar a garantir a recuperação da economia brasileira no pós-pandemia.

Enfim, o país requer ampla reforma do Estado que se desdobre em reforma administrativa, tributária, fiscal e federativa, difusão da avaliação de políticas públicas e de instrumentos adequados de planejamento, desregulamentação, desestatização etc. Não creio que sem isso o Brasil possa se tornar viável.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas