Siga a folha

Secretário de Guedes deve presidir braço de investimentos do BID

Governo articula ida de Carlos da Costa para comando de instituição que atende ao setor privado

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Brasília

O secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos da Costa, será indicado pelo governo brasileiro para presidir o BID Invest, instituição do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) que atende ao setor privado.

De acordo com uma fonte que acompanha as negociações, Costa já conversa com o BID para que o convite para comandar o órgão seja formalizado.

O BID Invest é uma instituição multilateral tratada como filial independente do Grupo BID que investe em projetos privados pequenos e médios.

Secretário de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos da Costa, em seu gabinete - Pedro Ladeira/Folhapress

Desde o fim do ano passado, articulações nos bastidores do governo indicavam que o secretário seria enviado para o órgão. Costa, no entanto, vinha desconversando sobre essa possibilidade.

De acordo com o BID, o órgão faz investimentos em participações de até 33% do capital de empresas, sem assumir funções gerenciais ou administrativas nas companhias em que investe.

O BID Invest também atua em fundos de investimentos em participações. Ela canaliza esses recursos para fundos que aplicam em empresas de médio porte da América Latina e do Caribe que não têm outra fonte adequada de capital.

A possibilidade da nomeação é celebrada nos bastidores no Ministério da Economia. O ministro Paulo Guedes disse a interlocutores que a medida pode destravar investimentos no Brasil.

Outra nomeação considerada positiva foi a do ex-secretário de comércio exterior Marcos Troyjo, hoje presidente NDB (Novo Banco de Desenvolvimento), o banco dos Brics.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas