Siga a folha

Descrição de chapéu concurso público

Ibama e ICMBio terão concurso com 810 vagas; saiba como será

Cronograma prevê publicação do edital para o início do próximo ano; banca organizadora pode ser escolhida mês que vem

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Júlia Galvão

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) preparam novos concursos públicos. Serão oferecidas 810 vagas, mas os salários ainda não foram divulgados. No último concurso, realizado em 2022, era oferecida remuneração inicial a partir de R$ 8.547,64.

As vagas oferecem oportunidades para os cargos de analista administrativo e analista ambiental. Ambos exigem nível superior de escolaridade.

A divulgação da publicação do edital será feita após a contratação da banca organizadora, com previsão para setembro. - Ibama

Para o Ibama, são oferecidas 460 vagas. Entre elas, 330 serão direcionadas ao cargo de analista ambiental e 130 ao de analista administrativo.

Já o ICMBio oferece, ao todo, 350 vagas, sendo 230 delas para o cargo ambiental e 120 aos que desejam ocupar a função administrativa.

Os responsáveis pela realização do concurso são os próprios institutos, que contam com o prazo de seis meses para a publicação do edital.

O prazo de antecedência mínima exigida entre a publicação do edital e a realização da prova do certame será de dois meses.

Segundo o Ibama, a divulgação de informações como a data de publicação do edital e da aplicação das provas só poderá ser divulgada após a contratação da banca organizadora.

Os concursos foram autorizados pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e as portarias foram publicadas nesta sexta-feira (30) no Diário da União.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas