Siga a folha

Premiê do Japão anuncia que vai renunciar por problemas de saúde

Shinzo Abe, com doença intestinal crônica, deve permanecer no cargo até que um sucessor seja nomeado

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Bauru

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, anunciou sua renúncia nesta sexta-feira (28), em meio a especulações crescentes sobre seu estado de saúde após idas recentes ao hospital.

Em uma entrevista coletiva em Tóquio, o líder japonês de 65 anos explicou que voltou a sofrer de colite ulcerativa e que está novamente em tratamento. A doença intestinal inflamatória crônica é a mesma que o forçou a deixar o poder em 2007, durante seu primeiro mandato como chefe do governo.

Abe governa o Japão de forma ininterrupta desde 2012, sendo o premiê mais longevo da história do país. Sem esconder a emoção, afirmou que está "profundamente triste" e pediu "desculpas do fundo do coração" por deixar o posto um ano antes da data prevista e em plena crise causada pelo coronavírus.

"Não posso continuar sendo premiê se não tiver a confiança de que posso realizar o trabalho que o povo me confiou", disse. Ele continuará cumprindo a função até que um sucessor seja nomeado.

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, durante entrevista coletiva em que anunciou sua renúncia, em Tóquio - Franck Robichon - 28.ago.20/AFP

O novo chefe de governo do Japão será o vencedor das eleições para a presidência do Partido Liberal Democrático (LDP), atualmente liderado por Abe, e deve permanecer no cargo até setembro de 2021.

Abe não fez comentários sobre quem pode sucedê-lo, mas afirmou que queria evitar um "vácuo político" e que "todos os nomes que circulam fazem referência a pessoas muito capacitadas".

Entre os nomes mais cotados estão Yoshihide Suga, chefe de gabinete e porta-voz do governo, e Taro Aso, ministro das Finanças. De acordo com a imprensa japonesa, Shigeru Ishiba, ex-ministro da Defesa, e Fumio Kishida, ex-ministro das Relações Exteriores, também expressaram interesse na posição.

Para analistas, quem quer que ganhe a votação manterá as medidas econômicas de Abe, mas pode enfrentar problemas para garantir a estabilidade política, considerada o maior legado do premiê.

De acordo com o cientista político Alexandre Uehara, membro do Núcleo de Estudos e Negócios Asiáticos da ESPM, a longevidade de Abe no poder se contrapôs à sensação de instabilidade provocada pelos curtos mandatos de seus antecessores.

"A sensação de que a cada ano haveria um novo premiê gerava muita incerteza e instabilidade, além das próprias dificuldades que o Japão já enfrentava, principalmente em termos econômicos", diz o professor.

Segundo ele, ainda existe entre os japoneses a percepção de que não há outro nome com força política equivalente à de Abe, principalmente entre a oposição, que ficou muito enfraquecida quando ele assumiu.

Líderes de centro-esquerda comandaram o Executivo japonês entre 2009 e 2012. O período foi marcado pelo terremoto e o tsunami de março de 2011, que provocaram a catástrofe nuclear de Fukushima.

Na última segunda (24), Abe bateu o recorde de mais longo mandato consecutivo como premiê do Japão. A marca anterior havia sido estabelecida por seu tio-avô, Eisaku Sato, que liderou o país de 1964 a 1972 e ganhou o Nobel da Paz em 1974 pela atuação no tratado de não proliferação de armas nucleares.

Da ala conservadora da política do Japão, Abe assumiu seu segundo mandado como primeiro-ministro em dezembro de 2012 prometendo reanimar o crescimento econômico do país. Ele também se comprometeu a fortalecer as defesas japonesas e declarou que pretendia revisar a Constituição pacifista.

Em uma mudança histórica em 2014, seu governo reinterpretou as leis do país para permitir que as tropas japonesas lutassem no exterior pela primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial. Um ano depois, o Japão adotou leis que suspendem a proibição de exercer o direito de defender um país aliado sob ataque.

Abe, por outro lado, mostrou-se incapaz de revisar o pacifista artigo 9 da Constituição japonesa, que proíbe o país de possuir armas ofensivas. A Carta é um legado da derrota do império em 1945, tendo sido imposta pelos vencedores, os Estados Unidos.

"Existe uma preocupação muito grande da população e dos países vizinhos [em relação à reforma constitucional]. É um tema muito controverso e, de fato, muito difícil de mudar. Mas ele tinha colocado isso como uma meta e, por fim, acabou fracassando", diz Uehara.

Abe também foi fundamental para o sucesso da candidatura do Japão como sede dos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020, embora a competição tenha sido adiada devido à pandemia de coronavírus.

"Devemos cumprir nossa responsabilidade como país anfitrião da Olimpíada", disse ele em entrevista coletiva. “Claro, acredito que meu sucessor trabalhará para sediar a Olimpíada sob a mesma crença.”

Abe ficou conhecido no exterior pela estratégia de recuperação econômica batizada de Abenomics, na qual mesclava flexibilização monetária, grande reativação do orçamento e reformas estruturais.

Porém, sem reformas realmente ambiciosas, o programa registrou apenas êxitos parciais, agora ofuscados pela crise econômica provocada pela Covid-19. No início da pandemia, aliás, o governo japonês foi criticado pela demora para impor medidas para fechar o país.

De acordo com analistas ouvidos pela Folha, a aparente relutância pode ser atribuída à tentativa de preservar a realização da Olimpíada e ao fato de o governo central ter jurisdição limitada sobre o país, sem autoridade para determinar um "lockdown" de âmbito nacional, por exemplo.

Com 126 milhões de habitantes, o país registrou, até esta sexta-feira (28), 66,5 mil casos e 1.246 mortes por coronavírus, de acordo com a Universidade Johns Hopkins.

Reações à renúncia de Shinzo Abe

Em uma publicação no Twitter, o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, disse que Abe "conquistou grandes feitos por seu país e pelo mundo".

"Sob sua administração, a relação Reino Unido-Japão tem se fortalecido cada vez mais no comércio, na defesa e em nossos laços culturais. Obrigado por todos os seus anos de serviço, e desejo boa saúde."

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, lamentou a renúncia e desejou "tudo de bom" a Abe. "Nós trabalhamos muito bem juntos."

Na Rússia, o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, elogiou "a contribuição inestimável" de Abe e descreveu as relações entre o líder japonês e o presidente Vladimir Putin como "brilhantes".

A presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, elogiou a "grande contribuição" de Abe para as relações com a ilha e disse que, "não importa em qual posição ou situação, ele será sempre considerado um amigo importante".

"Por favor, cuide bem de sua saúde e estaremos orando para que se recupere totalmente."

Na Coreia do Sul, o porta-voz do presidente Moon Jae-in lamentou "o anúncio repentino de renúncia".
"[Abe] deixou muitas conquistas significativas como o mais longevo premiê do Japão e desempenhou um papel importante para o desenvolvimento da Coreia do Sul e das relações bilaterais do Japão."

O presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach, divulgou um comunicado em que afirma ter recebido a notícia da renúncia de Abe "com grande tristeza".

"Ao longo desses anos, o primeiro-ministro Abe foi um parceiro forte que sempre defendeu os interesses do Japão e em quem, ao mesmo tempo, sempre foi possível confiar", escreveu Bach.

"Assim, fomos capazes de encontrar soluções, mesmo nas circunstâncias mais difíceis da pandemia, que permitem que sua visão para o Japão ainda se torne realidade, mesmo que com um ano de atraso."

Com AFP e Reuters

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas