Siga a folha

Descrição de chapéu Eleições EUA 2020

Trump leva atos de governo à convenção e cruza linha entre Presidência e campanha

Presidente quebrou protocolos com assinatura de perdão e cerimônia de naturalização de imigrantes

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Washington

Donald Trump levou atos de governo para a segunda noite da convenção republicana, cruzando a linha entre Presidência e campanha à reeleição.

Em suas duas aparições nesta terça-feira (25), Trump quebrou protocolos com a assinatura do perdão para um homem negro preso por roubar um banco no estado de Nevada e fez uma cerimônia de naturalização de cinco pessoas que buscavam a cidadania americana.

Tudo transmitido de dentro da Casa Branca, sede do Executivo, durante a convenção que o oficializou como candidato do partido para novembro.

O presidente Donald Trump discursa durante convenção do Partido Republicano nesta terça (25) - Divulgação via Reuters

O primeiro ato era uma tentativa de chamar a atenção aos eleitores para a questão da justiça criminal, com mudanças que fez nas leis federais de prisão e condenação.

Pedidos de reforma no sistema de Justiça explodiram nas ruas com os protestos antirracismo e contra a violência policial nos últimos meses. Após a morte de George Floyd —um homem negro asfixiado por um policial branco em Minnesota—, manifestações se espalharam, e Trump reagiu com violência, chamando ativistas de bandidos e pedindo repressão a atos pacíficos.

Diante do crescimento dos atos, Trump assinou um decreto que estimula novas operações da polícia americana, incluindo o abandono de estrangulamentos durante abordagens e a criação de um banco de dados federal sobre abusos policiais. Mas as diretrizes não obrigam a polícia mudar de conduta e foram consideradas uma resposta fraca aos protestos.

Já a cerimônia da naturalização serviu para mostrar que Trump não é contrário aos imigrantes —apesar de o presidente ter endurecido a política contra a entrada de pessoas de maneira regular e irregular nos EUA e dos frequentes discursos anti-imigrantes.

"Vocês são agora cidadãos da grande nação americana", disse Trump diante de pessoas de Bolívia, Líbano, Índia, Sudão e Gana, que se postavam em frente ao presidente segurando bandeiras dos EUA. "Vocês seguiram regras, seguiram as leis, aprenderam nossa história."

Em outro momento simbólico do cruzamento da linha entre governo e campanha eleitoral, o secretário de Estado, Mike Pompeo, quebrou uma tradição diplomática histórica e foi o primeiro secretário de Estado no cargo a participar de uma convenção partidária em 75 anos. O movimento foi considerado uma clara manifestação de seus interesses políticos e anseios para disputar a Casa Branca em 2024.

Em discurso gravado em Jerusalém, Pompeo falou sobre política externa, tema caro para os americanos, atacando a China e a Coreia do Norte e celebrando o acordo que deve normalizar as relações diplomáticas entre Israel e Emirados Árabes. Intermediado pelo governo Trump há duas semanas, essa é uma de suas poucas ações diplomáticas com apoio bipartidário e serve de plataforma nacional ao secretário.

Ao discorrer sobre a pandemia, Pompeo disse que "o vírus da China espalhou mortes nos EUA" e que Trump não vai descansar enquanto "não fizer justiça" para devolver os empregos perdidos com a crise. Em janeiro, a taxa de desemprego no país era de 3,5%, e agora está na casa dos 13%.

Pompeo era cotado para se candidatar ao Senado neste ano, mas desistiu, aumentando ainda mais a especulação sobre sua possível entrada na corrida para 2024.

Diplomatas afirmam que seu discurso na convenção viola restrições do Departamento de Estado sobre as atividades políticas de um chanceler, e democratas no Congresso devem investigá-lo. Aliados se escoram na ideia de que Pompeo falou "em caráter pessoal", mas admitem que o jogo eleitoral ficou claro.

Outros temas que têm permeado a agenda da convenção republicana apareceram também nesta terça, com o objetivo de energizar a base conservadora de Trump.

Um dos principais resumos ficou com uma das filhas do presidente, Tiffany Trump, que afirmou: "Essa é uma luta de liberdade contra repressão [...] Se você crê em viver sua vida sem restrições, então a escolha nessa eleição é clara, pelos valores americanos".

Trump sabe que a narrativa energiza a base e tenta amedrontar eleitores da classe trabalhadora do Meio-Oeste americano e mulheres brancas dos subúrbios, que foram fundamentais para a vitória do republicano em 2016, mas agora, cansados da agressividade do presidente, flertam com Biden.

Em desvantagem nas pesquisas nacionais e na maioria dos estados-chave, Trump apostou na retórica da guerra cultural —que tanto agrada a seus eleitores— para dizer que Biden é um radical de esquerda que pode acabar com o sonho americano.

O objetivo é ao menos amedrontar moderados que acenam ao ex-vice de Barack Obama, criando um sentimento de que valores conservadores do país estarão em risco caso a oposição volte ao poder.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas