Siga a folha

Veja livros, filmes e série que ajudam a entender o governo Trump

Mandato do republicano é marcado por medidas polêmicas, impeachment e crises com aliados

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Iniciada em janeiro de 2017, a Presidência de Donald Trump é marcada por polêmicas, mudanças radicais nas políticas de governo, demissões frequentes de aliados e um processo de impeachment. Essas histórias foram detalhadas em vários livros e documentários.

Estas obras foram produzidas por jornalistas que acompanham a Casa Branca e por ex-aliados que romperam com Trump e resolveram contar sua versão da história.

São várias peças que ajudam a entender como o empresário chegou ao poder, escapou de várias crises e tocou planos como barrar imigrantes e se aproximar da Coreia do Norte.

O presidente dos EUA, Donald Trump, durante convenção do Partido Republicano em Washington - Brendan Smialowski - 27.ago.20/AFP

A seguir, listamos 14 livros e cinco filmes e séries que mostram várias faces e histórias de Trump, que busca a reeleição nas eleições de novembro.

*

Livros sobre o mandato

Fogo e Fúria
Michael Wolff, jan.2018, Objetiva

Aborda o primeiro ano de mandato e retrata Trump como um presidente impulsivo, alienado e em crise constante com seus assessores, a partir de depoimentos ouvidos pelo autor. Leia mais.


O Cerco
Michael Wolff, set. 2019, Objetiva

Repassa o ano de 2018, quando avança a investigação do procurador especial Robert Mueller, que levou ao processo de impeachment, e ocorrem as eleições de meio de mandato, nas quais os republicanos perdem o controle da Câmara.


Medo
Bob Woodward, set.2018, Todavia

Um dos jornalistas que revelaram o caso Watergate, nos anos 1970, Woodward escreve sobre os esforços de funcionários da Casa Branca para tentar conter medidas descabidas do presidente. Leia mais.


Rage (Raiva)
Bob Woodward, set. 2020, sem edição brasileira

Sequência de "Medo", trará detalhes sobre cartas trocadas entre Trump e o ditador norte-coreano Kim Jong-un. Terá também informações obtidas em entrevistas exclusivas com o presidente, segundo a editora. O lançamento em inglês está previsto para 15 de setembro. Leia mais.


O Inimigo do Povo
Jim Acosta, ago.2019, HarperCollins

Repórter da CNN, Acosta escreve sobre os dois primeiros anos do mandato e debate a relação de Trump com a imprensa. O autor ficou conhecido após insistir para que o presidente respondesse a uma pergunta, enquanto uma estagiária da Casa Branca tentava tirar o microfone de sua mão. Leia mais.


Relatos de pessoas próximas

Too Much and Never Enough (Demais e nunca o bastante)
Mary Trump, jul.2020, sem edição brasileira

Sobrinha do presidente e deserdada pela família, Mary fala sobre traumas e truques que teriam marcado a vida do presidente, como o de pagar uma pessoa para fazer uma prova em seu lugar, quando jovem, e como ele desprezou o irmão Fred, vítima do alcoolismo. Leia mais.


The Room Where It Happened: A White House Memoir (A sala onde aconteceu: um livro de memórias da Casa Branca)
Jonh Bolton, jun 2020, sem edição brasileira

Ex-assessor de Segurança Nacional, Bolton acusa Trump de pedir ajuda à China para facilitar sua reeleição e conta bastidores da diplomacia americana. Leia mais.


A Higher Loyalty: Truth, Lies and Leadership (Uma lealdade superior: verdades, mentiras e liderança)
James Comey, abr. 2018, sem edição brasileira

Ex-chefe do FBI, demitido por Trump, Comey diz que o presidente buscou coagí-lo em busca de ajuda para escapar de investigações comprometedoras. Leia mais


Full Disclosure (Transparência completa)
Stormy Daniels, set.2018, sem edição brasileira

O relato da ex-atriz pornô traz detalhes da relação que ela diz ter tido com Trump, e que o presidente nega. Daniels descreve, inclusive, o que seria o formato do pênis do presidente. Leia mais.


Unhinged (Desequilibrado)
Omarosa Manigault, ago.2018, sem edição brasileira

Manigault é ex-conselheira da Casa Branca e participou da primeira temporada de "O Aprendiz". No livro, conta bastidores de Trump no programa e na Presidência. Diz, por exemplo, que ele mantém uma câmara de bronzeamento em seu quarto.


Melania & Me (Melania e eu)
Stephanie Wolkoff. set. 2020, sem edição brasileira

Ex-amiga e conselheira de Melania Trump, Wolkoffdiz que a primeira-dama teve vários embates ao longo do mandato com Ivanka, filha de um casamento anterior do presidente. Lançamento em inglês será na próxima terça (1º).


Sobre estratégias digitais e políticas

A Máquina do Ódio
​Patrícia Campos Mello, jul.2020, Companhia das Letras

Repórter da Folha, a autora mostra como o uso de técnicas de manipulação digitais favoreceu a ascensão de líderes populistas de direita, como Trump, e relaciona vários casos similares pelo mundo, especialmente o de Jair Bolsonaro. Leia mais.


A Morte da Verdade
Michiko Kakutani, nov.2018, Intrínseca

Ex-crítica literária do New York Times, Kakutani analisa como o ataque às instituições e as tentativas de desmentir fatos reais viraram uma estratégia usada por políticos como Trump. Leia mais.


Gaslightning America: Why We Love It When Trumps Lies to Us (Manipulando a América: por que amamos quando Trump mente para nós)
Amanda Carpenter, mai.2018, sem edição brasileira

Conservadora e crítica de Trump, a autora avalia que as mentiras e invenções que o presidente costuma divulgar são uma estratégia para chamar a atenção e se manter em evidência.

*

Documentários e série

Fahrenheit 11/9
2018. Dir.: Michael Moore.

Moore busca explicar como Trump chegou ao poder, em um filme que foi criticado por manipular algumas informações para confimar a visão do diretor. Leia mais.


Get me Roger Stone
2017. Dir.: Daniel DiMauro, Dylan Bank e Morgan Pehme. Disponível na Netflix

Conta as reviravoltas na vida de Stone, amigo de longa data de Trump e estrategista político. Ele foi preso por tentar obstruir a Justiça, mas teve a pena retirada por um perdão presidencial.


Privacidade Hackeada
2019. Dir.: Karim Amer e Jehane Noujaim. Disponível na Netflix.

O documentário explica o caso da Cambridge Analitica, que usou dados de usuários de redes sociais para enviar anúncios políticos capazes de explorar sentimentos como medo e raiva dos eleitores. Essa tática ajudou a eleger Trump, segundo ex-funcionários da empresa. Leia mais.


Trump at War
2018. Dir.: Steve Bannon. Disponível no YouTube.

Mostra a visão de Bannon, considerado o arquiteto da vitória nas eleições de 2016, sobre o movimento de direita que levou o empresário à Casa Branca.


Trump: Um Sonho Americano
2018. Disponível na Netflix

Série de quatro episódios sobre a trajetória de Trump como empresário, marcada pelo sucesso nos anos 1980, seguido por pedidos de falência e problemas familiares.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas