Siga a folha

Descrição de chapéu Armênia

Após novo cessar-fogo fracassado, armênios vão às ruas cobrar posição da ONU

Milhares de pessoas marcham em Ierevan por fim de conflito que deixou ao menos 760 mortos

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Baku (Azerbaijão) e Ierevan (Armênia) | AFP e Reuters

Após a segunda quebra de um acordo de cessar-fogo em uma semana e uma nova leva de mortes causadas pela retomada do conflito em Nagorno-Karabakh, os armênios foram às ruas da capital, Ierevan, pedir atenção da comunidade internacional frente à disputa armada que já matou mais de 760 pessoas.

A manifestação, que reuniu milhares de pessoas, foi especialmente crítica ao presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, que apoia o Azerbaijão, e ao silêncio da Organização das Nações Unidas.

“Os princípios de vocês são palavras que estão apenas no papel”, dizia um cartaz com o logotipo da organização. “ONU, cadê o seu auxílio humanitário?”, questionava outro.

Armênios protestam em Ierevan na segunda-feira (19) - Tigran Mehrabyan/PAN Photo/Handout via Reuters

A 120 quilômetros dali, na cidade armênia de Guiumri, moradores fizeram uma procissão para velar o corpo de Samvel Hovakimyan, um soldado de 23 anos morto no conflito.

As duas mobilizações vêm na esteira do fracasso das tentativas de paz na região de Nagorno-Karabakh, encrave de maioria armênia em território localizado dentro do Azerbaijão.

No domingo (18), ambos os lados se acusaram mutuamente de violar um cessar-fogo humanitário acordado horas antes, após novos ataques do lado azeri pela manhã.

O pacto acertado no sábado (17) entrou em vigor à meia-noite, depois que um cessar-fogo anterior, mediado pela Rússia, não conseguiu deter os piores combates no sul do Cáucaso desde 1994. Ao menos 760 pessoas foram mortas desde o início da nova onda de confrontos, em 27 de setembro.

Moradores em Guiumri, na Armênia, velam o corpo do Samvel Hovakimyan, 23, morto em conflito - Karen Minasyan/AFP

O conflito é permeado por divergências e acusações de ambos os lados. No domingo (18), o Azerbaijão afirmou ter “neutralizado” um míssil disparado pelo Exército armênio num oleoduto em território azeri, o que a Armênia negou.

No mesmo dia, o Ministério da Defesa do Azerbaijnao informou que a região de Aghdam, adjacente a Nagorno-Karabakh, estava sob bombardeio, o que a Armênia também negou.

Ierevan diz que o Exército azeri realizou dois disparos durante a noite e acusou Baku de rejeitar o pedido para retirar os soldados feridos do campo de batalha, o que o Azerbaijão classificou de desinformação.

O Azerbaijão diz que, desde o início dos conflitos, 61 civis azeris foram mortos e 282 feridos, mas não divulgou as baixas militares. Nagorno-Karabakh afirma que 729 militares e 36 civis foram mortos.

A comunidade internacional teme a internacionalização do conflito, já que a Turquia apoia o Azerbaijão. A Armênia, que dá suporte financeiro e material aos separatistas, tem uma aliança militar com a Rússia.

Na noite de segunda-feira (19), membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas pediram à Armênia e ao Azerbaijão que respeitem o cessar-fogo mais recente.

"Todo mundo dizia a mesma coisa: a situação é ruim e ambos os lados precisam recuar e atender os chamados do secretário-geral para um cessar-fogo", disse um diplomata à agência de notícias AFP.

No fim de semana, a maioria dos moradores de Stepanakert, a capital da região separatista, deixou a região fugindo dos bombardeios.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas