Siga a folha

Descrição de chapéu América Latina

Presidentes de direita dominam história da Colômbia, onde esquerda não teve vez

Petro pode se tornar primeiro líder do país oriundo deste campo político, que passou por estigmatização devido a elos com guerrilhas

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Bogotá

Se Gustavo Petro for eleito neste domingo (19), será a primeira vez que a Colômbia terá um presidente de esquerda. Alguns fatores explicam por que um nome desse espectro político nunca liderou o país.

Ainda no século 19, embates históricos entre liberais e conservadores, marcados por guerras e momentos de pactos, davam o tom dos grupos que dominavam a política colombiana. Uma das raras ocasiões em que eles não estiveram no poder foi no regime de Gustavo Rojas Pinilla (1953-1957), que assumiu com um golpe militar. Pinilla, porém, teve apoio de parte dos liberais para derrubar o conservador Laureano Gómez.

Mural retrata o candidato à Presidência da Colômbia Gustavo Petro em Bogotá - Yuri Cortez - 23.mai.22/AFP

Após a redemocratização, em 1958, liberais e conservadores fizeram um pacto de alternância que durou 16 anos. Durante esse período, nos anos 1960, surgiram as guerrilhas, iniciando um processo de estigmatização da esquerda. A partir daí, figuras ligadas a esse campo político ficaram identificadas com a luta armada e a violência, o que oferecia pouco espaço para a existência de uma esquerda democrática.

Nos anos 1970, o Estado colombiano passou a enfrentar, além das guerrilhas, os cartéis do narcotráfico, e as propostas para acabar com os conflitos passaram a ter destaque nas campanhas presidenciais.

Na mesma década, surgiu a guerrilha M-19, que se diferenciava das demais. Enquanto as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) e o ELN (Exército de Libertação Nacional) representavam um pensamento revolucionário de esquerda que queria tomar o poder pela força, o M-19 era uma agrupação armada com forte ingrediente nacionalista e que pregava uma democracia mais inclusiva.

Um dos principais atos do M-19 foi a tomada do Palácio da Justiça, em 1985, na qual quase cem pessoas foram mortas, entre os quais 33 terroristas e vários juízes. Na ocasião, Petro, que integrava a guerrilha, estava preso. Quando saiu, foi um dos negociadores da paz, durante a gestão do liberal Virgilio Barco.

Também nos anos 1980, no governo do conservador Belisario Betancur, um acordo com as Farc criou o partido de esquerda União Patriótica (UP). O esforço pela pacificação do país, porém, acabou em tragédia. Mais de 4.000 membros da UP foram assassinados, entre os quais dois candidatos presidenciais.

Em 1989, o liberal Luis Carlos Galán, que tinha ideias progressistas e estava em campanha eleitoral, também foi morto. Ao ser eleito, o substituto dele, César Gaviria, convocou a assembleia que redigiu a Constituição hoje em vigor na Colômbia. A Carta promulgada fortaleceu a independência dos Poderes.

Gaviria foi sucedido por outro liberal, Ernesto Samper, que imprimiu caráter progressista à sua gestão, adotando um modelo social-democrata, mas foi acusado de receber financiamento do Cartel de Cali.

Os conservadores voltam ao poder em 1998 com Andrés Pastrana, que assinou um pacto militar com os EUA, o Plano Colômbia, e fracassou na tentativa de fechar um acordo com as Farc. Ele foi sucedido por Álvaro Uribe, um liberal dissidente que criou o Centro Democrático, hoje na Presidência com Iván Duque.

Uribe enfrentou as guerrilhas e as facções criminosas, mas sob muitas controvérsias e denúncias. Ele é acusado de estar por trás de crimes que envolvem violações de direitos humanos, como o escândalo dos "falsos positivos", em que militares assassinavam civis e os vestiam de guerrilheiros, cumprindo assim metas estabelecidas pelo comando das Forças Armadas no combate às Farc e ao ELN.

Com a popularidade em alta, Uribe conseguiu aprovar a reeleição no país e foi reconduzido ao cargo em 2006. Neste ano, surgiu um novo partido de esquerda, o Pólo Democrático Alternativo, que passou a fazer intensas críticas ao uribismo. A legenda, nesta eleição, apoia a candidatura de Petro.

Uribe indicou um sucessor, seu ex-ministro de Defesa Juan Manuel Santos, outro dissidente do Partido Liberal —desta vez, para fundar o Partido Social de Unidade Nacional. Com a legenda, venceu em 2010, governou por dois mandatos, fechou um acordo de paz com as Farc e foi premiado com o Nobel da Paz.

A fatia da população contrária ao pacto, porém, elegeu o então senador Iván Duque, derrotando no segundo turno, em 2018, justamente Petro, que pode se tornar o primeiro presidente de esquerda do país.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas