Siga a folha

"Temos preciosidades em um patrimônio histórico completamente abandonado", diz leitor

Assinante refere-se ao abandono da estação Leopoldina, no Rio de Janeiro

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Abandono
"Antes glamourosa, estação Leopoldina sofre com abandono no Rio" (Cotidiano, 24/2). A ausência de memória no Brasil é absurda. Temos preciosidades em um patrimônio histórico completamente abandonado. Poucos são restaurados e utilizados de alguma forma. E nós saímos para Europa para ver monumentos da mesma época e voltamos maravilhados.
Roberto Goyano (Natal, RN)

Fachada da estação Leopoldina, no Rio de Janeiro, que está abandonada e em processo de degradação desde 2004 - Eduardo Anizelli/Folhapress

Ética
"Notícias falsas e boatos geram revolta e ameaças em São Sebastião" (Cotidiano, 24/2). Quem cria notícia falsa, em qualquer contexto, não tem ética. Numa tragédia como a de São Sebastião fica bem claro o estrago que uma notícia falsa pode fazer. Como alguém, numa situação trágica, se dá ao trabalho de fazer algo só para prejudicar outras pessoas? Os adoradores de notícias falsas deviam refletir sobre isso.
Ana Beatriz Rodrigues (Guarulhos, SP)


Especulação imobiliária
"Metro quadrado na praia custa quase 12 vezes o da área da tragédia no Sahy" (Cotidiano, 24/2). Ganância, especulação imobiliária como política privada, mais um derivado metastático dessa entidade falaciosa alcunhada "livre mercado"; milícias manobrando essas realidades caóticas. O caldo atômico está pronto para espalhar sofrimento. Privilégios de uma minoria medrosa e sanguinolenta, uma burguesia estúpida e ignorante, que paga meio salário mínimo ao vigia, mas querem que ele more num barraco em barranco. Vergonha!
Daniel Bertelli (Goiânia, GO)


Solidariedade
"Chef produz 10 mil marmitas e lidera arrecadação para vítimas do litoral de SP" (Cotidiano, 22/2). Não acredito em Deus: acredito nos muitos Eudes que salvam todos os dias a este planeta.
Jaime Souza (Recife, PE)

Esse é o Brasil do amor, da comunhão entre as pessoas na hora difícil.
Ricardo Pérez (Curitiba, PR)

Chef Eudes Assis, de São Sebastião, lidera corrente de solidariedade em apoio às vítimas da tragédia no litoral norte - Ricardo D'Angelo/Divulgação

Intolerância
"Pastor americano que ‘reservou’ inferno para LGBTQIA+ tem apoio de colegas brasileiros" (Cotidiano, 24/2). Eu vivi isso a vida toda. Foi muita terapia para sair desse ambiente tóxico no qual se transformou a igreja evangélica brasileira. Triste por ver que a igreja exclui, prega o ódio e não sabe acolher ninguém. Triste. Eu creio em Jesus, que pregou o amor acima de todas as coisas.
Roberta Melissa Oliveira Sales (Diadema, SP)


Museus
"Após fala de Fred Nicácio no BBB 23, conheça museus sobre a escravidão no Brasil" (Ilustrada, 21/2). Todos estes museus são importantíssimos, mas entendo que não são comparáveis aos museus do holocausto, que tratam especificamente do horror da guerra, para que não se repita. Eu concordo que faltam grandes museus que tragam este recorte. É necessário para que a sociedade brasileira não se esqueça do que aconteceu.
Fernanda Belizario Silva (São Paulo, SP)


Nudez
É libertador sair com a parte de cima do biquíni e short curto nessa festa dionísica em que a gente leva o corpo pra balançar na rua. Carnaval se celebra com o corpo, que ele seja descoberto, revelado, com brilho, enfeite, disfarce, alusões ("Democratização da nudez feminina", Mariliz Pereira Jorge, 21/2).
Chiara Gonçalves (São João da Boa Vista, SP)


Planos de saúde
Em passado recente participei de seminário promovido pela Folha sobre os problemas dos planos de saúde e seus usuários. À época achei bem tendencioso para as operadoras. A situação do setor, com os planos de saúde, os prestadores dos serviços médicos hospitalares e laboratoriais e os consumidores, é muito mais favorável às operadoras que, inclusive, já tiveram a facilidade de indicarem seus representantes para presidirem a ANS.
Jairo Geraldo Guimarães (Santo André, SP)


Trabalho remoto
"Home office faz trabalhador nos EUA economizar R$ 24 mil ao ano e preocupa cidades" (Mercado, 22/2). O mundo do trabalho não só mudou após o "isolamento" gerado pela pandemia como recebeu a alternativa da jornada remota. As cidade devem atrair as pessoas pela qualidade de vida ofertada e oportunidades como lazer. De outra forma, serão esvaziadas.
Luis Amauri Leprevost (Tijucas do Sul, PR)

Bom Retiro
"Pelo respeito à diversidade cultural do Bom Retiro" (São Paulo Antiga, 3/2). Escrevo essas poucas linhas em desagravo a um artigo publicado na Folha sobre o Bom Retiro, que, pelo que soube, foi bastante criticado. Além de não estampar o espírito do brasileiro, que tem um coração do tamanho da própria nação, e sempre acolheu, também nas crises humanitárias, parece não perceber a riqueza do intercâmbio: somatória à diversidade, onde todos cabem e podem ser destacados.
Angela Gandra (São Paulo, SP)

102 anos
Nós, do Giraffas, acompanhamos a Folha apenas há 42 anos, mas queremos cumprimentar o jornal pelos 102 anos de história. Um dos principais veículos independentes da imprensa brasileira, e que mostra, a cada edição, o compromisso com a veracidade da informação e a pluralidade das opiniões, entregando a todos notícias com credibilidade e seriedade. E que o compromisso com o jornalismo de qualidade seja permanente, mantendo a Folha como uma fonte de informações confiável para todos.
Carlos Guerra, presidente do Giraffas Administradora de Franquias S.A. (São Paulo, SP)

Nós do time Johnson & Johnson Consumer Health queremos parabenizar toda a Redação da Folha pelo aniversário e pelos anos de dedicação e parceria ao longo dessa linda trajetória! Um ano incrível para todos vocês e esperamos estar sempre juntos!
Pri Barone, head de comunicação da Johnson & Johnson Consumer Health Brasil (São Paulo, SP)

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas