Siga a folha

Descrição de chapéu Café da Manhã

Como o conhecimento acumulado sobre a Covid-19 ajuda a diminuir mortes; ouça podcast

Curva de aprendizado de equipes de saúde no tratamento de doentes impacta números da pandemia

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Meses após os primeiros casos do novo coronavírus na China, cientistas de Hong Kong relataram nesta segunda-feira (24) um caso de reinfecção por uma nova linhagem do vírus. Esta é a primeira vez que especialistas comprovam um caso de reinfecção pelo Sars-CoV-2.

Contudo, de acordo com os pesquisadores, as infecções foram causadas por cepas diferentes do coronavírus.

O paciente é um homem de 33 anos de idade, morador de Hong Kong e com bom histórico de saúde. Ele foi internado, mas permaneceu assintomático durante todo o período.

O artigo com o relato detalhado foi aceito para publicação na revista científica Clinical Infectious Diseases. Ainda assim, as informações disponíveis até agora precisam ser interpretadas com cautela, já que se trata do relato de apenas um caso.

Desde que o novo vírus foi identificado, médicos e pesquisadores tiveram que se debruçar sobre formas de transmissão e jeitos de se prevenir, e as equipes de saúde tiveram que aprender a tratar essa doença e aumentar as chances de quem foi infectado sobreviver.

As descobertas que esses profissionais fazem todos os dias e compartilham com os colegas geram um conhecimento acumulado que têm impacto direto na redução dos números de mortos pela Covid-19. O coronavírus já atingiu a marca de 23 milhões de infectados no mundo.

O episódio desta terça-feira (25) ouviu a repórter da Folha especializada em saúde Claudia Collucci sobre a curva de aprendizado das equipes médicas nesta pandemia e a evolução das técnicas de tratamento dos doentes.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Magê Flores e Maurício Meireles, com produção de Jéssica Maes e Renan Sukevicius e edição de som de Thomé Granemann.

Podcast Café da Manhã - Reprodução

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas