Siga a folha

Descrição de chapéu Cara pessoa

Novo podcast discute desafios dos direitos humanos na prática

Cara Pessoa estreia nesta sexta (16) e vai debater temas como racismo, discurso de ódio e sistema prisional

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Estreia nesta sexta-feira (16) o podcast Cara Pessoa, uma produção da Folha em parceria com a ONG Conectas sobre os desafios dos direitos humanos na prática.

Em dez episódios, publicados nas principais plataformas sempre às sextas, às 9h, o programa vai debater temas como liberdade de expressão e discurso de ódio, racismo e branquitude e a lógica de vingança presente em aspectos do sistema de justiça criminal.

O podcast vai jogar luz num emaranhado que faz com que 63% dos brasileiros sejam favoráveis aos direitos humanos e, ao mesmo tempo, 66% acreditem que eles beneficiam, não a todos, mas especialmente a bandidos e terroristas. Os resultados são de uma pesquisa realizada em 28 países pelo Instituto Ipsos, em 2018. O estudo apontou ainda que 7 em cada 10 brasileiros (69%) querem entender melhor o significado dos direitos humanos. E 73% gostariam de compreender como atuam os direitos humanos no Brasil.

O primeiro episódio conta a origem da ideia de direitos humanos em oposição à lógica dos privilégios e discute por que no Brasil eles são reduzidos à defesa de alguns grupos sociais.

Para explicar a gênese dos direitos e como eles estão sob xeque no Brasil de 2020, o programa falou com Oscar Vilhena, professor da FGV Direito de São Paulo e colunista da Folha, contou a história de uma feminista pioneira na Revolução Francesa, ouviu o filósofo e também colunista da Folha Luis Felipe Pondé, visitou o camarim do apresentador José Luiz Datena, e conversou com a advogada e ativista Sheila de Carvalho.

Os episódios do podcast seguem o formato de cartas destinadas ao ouvinte, reunindo histórias de quem pensa os direitos humanos e de quem também se movimenta para que eles sejam mais do que palavras num papel. Quem conduz o programa é a jornalista Fernanda Mena.

Mestre em sociologia e direitos humanos pela London School of Economics (LSE) e doutora em relações internacionais pela USP, Mena é repórter especial na Folha. Foi editora da Ilustrada e do Folhateen, extinto suplemento jovem do jornal, e trabalhou na revista piauí, no programa Fantástico, da TV Globo, e no UOL.

A edição de som do podcast é de Natália Silva.

O Cara Pessoa passa a integrar o catálogo de programas em áudio coordenados pela editoria de Podcasts da Folha, que reúne produtos como o Café da Manhã, podcast diário de notícias em parceria com Spotify; Expresso Ilustrada, sobre cultura; Ilustríssima Conversa, de entrevistas com autores de não ficção; e Boletim Folha, com o resumo do noticiário em duas edições diárias. A lista tem hoje 13 programas.

Cara Pessoa é uma produção da Folha em parceria com a Conectas sobre os desafios dos direitos humanos na prática - Núcleo de Imagem

Cara Pessoa
Quando: às sextas, 9h
Onde: nas principais plataformas de podcast

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas