Siga a folha

Descrição de chapéu Café da Manhã

Podcast discute eficiência da política contra drogas em vigor no Brasil

Confronto e repressão policial no Rio são tema do episódio que encerra série Estado Alterado

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O Brasil é o país com a terceira maior população carcerária do mundo, atrás de EUA e China. Também tem um dos maiores índices de homicídios, e no Rio de Janeiro, as polícias Civil e Militar são responsáveis por 40% de todas as mortes violentas. Parte do que explica esses números é a política do país em relação às drogas ilegais: confronto, repressão e criminalização, principalmente de jovens pobres e negros.

A Folha investigou como vários países lidam com os desafios impostos pela produção, distribuição e consumo de drogas na série Estado Alterado, que chega ao fim nesta terça-feira (13) com o capítulo sobre o Brasil. A reportagem trata dos efeitos da guerra às drogas no Rio de Janeiro, microcosmo da violência nacional.

O episódio do Café da Manhã traz uma conversa com a coordenadora do projeto, Paula Leite, e com o repórter Thiago Amâncio, que participou da série, sobre o que se discute em outros países sobre uso de drogas, como o Brasil atua e que consequências essa política tem na população do Rio de Janeiro.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Magê Flores e Maurício Meireles, com produção de Jéssica Maes, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Podcast Café da Manhã - Reprodução

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas