Descrição de chapéu Eleições 2018

Facebook corre, mas não garante ferramenta de transparência para eleições 

Plataforma diz que tentará viabilizar no Brasil mecanismo que ainda está em teste no Canadá

Conteúdo restrito a assinantes e cadastrados Você atingiu o limite de
por mês.

Tenha acesso ilimitado: Assine ou Já é assinante? Faça login

Nelson de Sá
São Paulo

O Facebook Brasil corre contra o tempo, mas ainda não pode garantir que viabilizará, para a eleição presidencial deste ano, o principal mecanismo de transparência política da plataforma.

A ferramenta vem sendo testada desde outubro no Canadá e consiste, basicamente, na introdução de uma aba na página de cada candidato, divulgando todos os anúncios que a campanha impulsionar, ou seja, pagar para conseguir maior disseminação.

Placa localizada em frente à sede do Facebook em Menlo Park, na Califórnia - Josh Edelson - 21.mar.2018 / AFP

Questionado quando ela estará disponível no Brasil, o diretor de Políticas Públicas do Facebook no país, Murillo Laranjeira, afirmou: "Esse é o ponto, porque os engenheiros estão trabalhando nisso agora".

Acrescentou: "A gente está fazendo todo o esforço possível e espera que esteja disponível para a eleição no Brasil".

Mark Zuckerberg, presidente do Facebook, declarou em entrevista à CNN na quarta (21) que está comprometido a "fazer tudo para garantir a integridade dessas eleições no Facebook", referindo-se especificamente às "grandes eleições" no Brasil e na Índia.

Aprovado em outubro no Brasil, o financiamento público do impulsionamento de propaganda eleitoral, em plataformas como Facebook, Google e WhatsApp, levou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a chamar as empresas a Brasília.

"A principal exigência do TSE é a questão da transparência, então nós estamos fazendo todos os esforços para que, na medida em que as ferramentas de transparência sejam lançadas, elas possam vir para o Brasil", diz Laranjeira.

Relacionadas