Ibaneis deve ser eleito no DF, diz Datafolha; emedebista está 40 pontos à frente

Candidato do MDB segue isolado na liderança, embora diferença tenha diminuído

Conteúdo restrito a assinantes e cadastrados Você atingiu o limite de
por mês.

Tenha acesso ilimitado: Assine ou Já é assinante? Faça login

Bernardo Caram
Brasília

Na véspera do segundo turno, pesquisa Datafolha mostra que Ibaneis Rocha (MDB) chega ao encerramento da campanha com 40 pontos percentuais à frente do governador Rodrigo Rollemberg (PSB) nas intenções de voto. Ele segue isolado na liderança, embora a diferença entre os dois adversários tenha diminuído.

Ibaneis tinha 75% dos votos válidos em levantamento divulgado no dia 18 deste mês. Oscilou para 74% na última quinta-feira (25) e agora caiu para 70%. Rollemberg estava com 25% no dia 18, oscilou para 26% na quinta e agora aparece com 30% dos votos válidos.

O candidato Ao governo do DF Ibaneis Rocha (MDB) durante entrevista à Folha, em sua casa - Pedro Ladeira//Folhapress

O cálculo de votos válidos exclui brancos, nulos e indecisos. A Justiça Eleitoral considera apenas os votos válidos na apuração das eleições, e é dessa forma que o resultado oficial é divulgado.

Considerando o total de votos, Ibaneis tem 62%, contra 26% de Rollemberg. Brancos e nulos somam 7%. Outros 5% não souberam responder.

O Datafolha também avaliou a certeza do eleitor em relação ao voto. Do total de entrevistados, 88% afirmam que já estão totalmente decididos. Para 12%, o voto ainda pode mudar.

O candidato à reeleição para o governo do DF Rodrigo Rollemberg (PSB) durante entrevista à Folha, no seu comitê central de campanha - Pedro Ladeira/Folhapress

O levantamento (DF-08579/2018), feito entre sexta-feira (26) e este sábado (27), foi contratado pela Folha e a TV Globo e ouviu 2.153 eleitores. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.No primeiro turno, Ibaneis teve 41,97% dos votos válidos, enquanto Rollemberg alcançou 13,94%.

À frente nas pesquisas desde então, o candidato do MDB cancelou a participação nos debates programados para esta semana em emissoras de televisão e concentrou a agenda em caminhadas por regiões do Distrito Federal.

Relacionadas