Descrição de chapéu Eleições 2018

José de Anchieta, do PSDB, e Antonio Denarium, do PSL, disputam segundo turno em Roraima

Campanha foi marcada por críticas à atual governadora por situação roraimense após imigração de venezuelanos

Conteúdo restrito a assinantes e cadastrados Você atingiu o limite de
por mês.

Tenha acesso ilimitado: Assine ou Já é assinante? Faça login

Marcelo Toledo
Boa Vista

 O ex-governador José de Anchieta (PSDB), 53, e o empresário Antonio Denarium (PSL), 54, disputarão o segundo turno da eleição em Roraima.

Com 99% das urnas apuradas, Anchieta tinha 38,7% (102 mil) dos votos válidos neste domingo (7), enquanto Denarium amealhou 42,2% (112 mil). A governadora Suely Campos (PP), que disputava a reeleição, tinha 11,1% (29 mil).

A campanha no estado foi marcada por críticas dos rivais da atual governadora aos atrasos de pagamento de salários e à situação roraimense após a onda de imigração de venezuelanos.

Em sua campanha, o tucano defendeu uma cota para a entrada de venezuelanos no país, enquanto o adversário do segundo turno pregou durante a campanha o fechamento da fronteira.

No segundo turno, o tema deve voltar à discussão, assim como as propostas de Anchieta de retomar investimentos paralisados e de investir na melhoria das condições das estradas de Roraima para que os agricultores possam escoar suas produções.

José de Anchieta (PSDB) ao votar em Boa Vista - Marcelo Toledo/Folhapress

Anchieta, que liderou toda a corrida eleitoral, é engenheiro, tem 53 anos e já governou Roraima entre 2007 e 2014. Vice, assumiu com a morte do ex-governador Ottomar Pinto.

Foi reeleito em 2010, mas não concluiu o mandato. Renunciou para disputar o Senado em 2014, mas ficou apenas na terceira posição --diferentemente de 2018, na eleição anterior havia apenas uma vaga em disputa para o Senado.

Já Denarium é empresário e nunca ocupou cargos públicos. Colou a sua campanha na imagem de Jair Bolsonaro, de seu partido e lançou, inclusive, chapa puro sangue, com vice da mesma sigla.

Empresário dos setores imobiliário, industrial, comercial e agropecuário, diz que apesar de o estado ter mais de 60% de seu território preservado com terras indígenas, ainda há muita área para a produção agrícola.

Relacionadas