Descrição de chapéu Eleições 2018

PF pede ao WhatsApp números que dispararam mensagens em massa

Polícia está pessimista sobre o tipo de ajuda que o WhatsApp poderá fornecer aos investigadores

Conteúdo restrito a assinantes e cadastrados Você atingiu o limite de
por mês.

Tenha acesso ilimitado: Assine ou Já é assinante? Faça login

Camila Mattoso Patrícia Campos Mello
Brasília e São Paulo

A Polícia Federal pediu ao WhatsApp informações detalhadas sobre números de telefone e dispositivos usados para disparar mensagens em massa para usuários do serviço durante a campanha eleitoral.

A PF enviou nesta semana um ofício à empresa para requisitar as informações, inclusive dados sobre o conteúdo do material transmitido pelo aplicativo de mensagens. 

Os investigadores querem saber, por exemplo, se as mensagens eram negativas ou positivas para os dois candidatos que chegaram ao segundo turno da eleição.

Logo do WhatsApp em tela de smartphone - Dado Ruvic/Reuters

Um inquérito foi instaurado pela polícia após reportagem da Folha  mostrar que empresários impulsionaram disparos por WhatsApp contra o PT.

A Justiça Eleitoral também abriu investigações para apurar a prática, que é ilegal. Empresários não podem contribuir com campanhas sem registro na contabilidade oficial, e o envio de mensagens a eleitores não cadastrados pelos partidos é proibido. 

Policiais que acompanham as investigações disseram que estão pessimistas sobre as perspectivas de colaboração do WhatsApp, que nos últimos anos informou às autoridades que não tinha como cooperar em vários casos. 

O aplicativo adota um sistema de criptografia que garante aos usuários o sigilo do conteúdo das mensagens, mas a empresa tem acesso a várias informações, como números e aparelhos que eles usam para se comunicar, e a frequência com que o fazem.

Na semana passada, após a publicação da reportagem da Folha, o WhatsApp informou ter bloqueado o acesso de centenas de milhares de usuários brasileiros por abusos, incluindo contas associadas a quatro empresas que vendem pacotes de disparos de mensagens eleitorais. 

Nesta semana, dois representantes do WhatsApp disseram à Folha que têm condições de identificar e bloquear usuários que agem para contornar limites impostos pelo aplicativo, usando, por exemplo, robôs e números de telefone estrangeiros para disparar grande número de mensagens simultâneas. 

Mas a empresa se recusou a fornecer ao jornal informações detalhadas sobre as contas bloqueadas no Brasil, alegando que as investigações estão em andamento e são conduzidas sob sigilo. 

A Folha pediu ao WhatsApp que informasse o número de contas associadas às empresas sob suspeita, as razões que provocaram seu bloqueio, o número de mensagens disparadas durante a campanha e o período em que esses usuários foram monitorados pela companhia. 

O WhatsApp afirmou que não poderia fornecer nenhuma dessas informações ao jornal. Em nota, sua assessoria de imprensa limitou-se a dizer que a empresa “regularmente responde às autoridades no Brasil” e continuará a “tomar ações apropriadas para prevenir que usuários recebam mensagens indesejadas e automatizadas”.

“O WhatsApp tem tecnologia de ponta em detecção de spam, feita para identificar contas com comportamento anormal para que não possam ser usadas para espalhar spam ou desinformação”, disse. “Proativamente, banimos centenas de milhares de contas por spam durante o período de eleições no Brasil.”

Em 2015, autoridades que investigavam um caso em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, obtiveram autorização para quebrar o sigilo de dados trocados por suspeitos pelo WhatsApp, mas a companhia não liberou as informações solicitadas.

A polícia também deve concentrar esforços nas empresas que vendem o serviço de disparo de mensagens, como as quatro agências citadas pela Folha e que tiveram contas no WhatsApp bloqueadas: Quickmobile, Yacows, Croc Services e SMS Market.

Relacionadas