Descrição de chapéu Eleições 2018 DeltaFolha

PT perde votos em todas regiões e fica isolado no Nordeste

Apenas nesta região Fernando Haddad obteve votação parecida com a de Dilma Rousseff quatro anos atrás

Conteúdo restrito a assinantes e cadastrados Você atingiu o limite de
por mês.

Tenha acesso ilimitado: Assine ou Já é assinante? Faça login

São Paulo

O PT nesta eleição, como nunca, ficou encurralado no Nordeste. Essa foi única região em que o partido de Fernando Haddad conseguiu votação próxima da de Dilma Rousseff no segundo turno, quatro anos atrás.

O PT teve no Nordeste 67,7% dos votos neste ano, ante 71,7% no pleito de 2014. Em termos absolutos, até conseguiu ter cerca de 1 milhão de votos a mais (a diferença ocorre porque o tamanho do eleitorado aumentou no período).

No país como um todo, Haddad teve 7,5 milhões de votos a menos que Dilma. A região onde houve a maior perda petista foi a Sudeste, com 4,8 milhões.

Na região, o PT chegou a vencer em 764 municípios há quatro anos, número que caiu para 439 nesta eleição.

Na capital paulista, onde Haddad foi prefeito, o PT chegou a avançar em votos (36,2% para 39,6%).

Em termos percentuais, foi no Sul onde o PT recuou mais, passando de 41,1% dos votos para 31,7% agora.

O número de vitórias petistas na região caiu de 442 para 211 municípios.

A mudança de votos do PT em 2018 acentua movimento que começou em 2006, quando o então presidente Lula foi reeleito tendo maioria no Nordeste, mas ainda com apoio de outras regiões. 

Desde então, o PT perde espaço fora do Nordeste, o que  fica visível em estados fronteiriços como Minas e Goiás.

Em sua primeira eleição, em 2002, a base de Lula havia sido o Sudeste.

Mesmo em seu atual bastião, o Nordeste, o PT teve alteração no padrão de votos em 2018. Nas capitais desses estados, o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) teve mais votos do que o tucano Aécio Neves no segundo turno de 2014.

Em Fortaleza, a perda petista chegou a 1,3 milhões de votos. Ainda assim, Haddad foi o mais votado no município. O candidato derrotado Ciro Gomes (PDT) havia vencido na cidade no primeiro turno. Para o segundo turno, ele declarou apoio “crítico” para Haddad e não fez campanha para o petista. 

O avanço do presidente eleito nas capitais nordestinas é condizente com o captado na análise da votação segundo o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) municipal.

Em todo o país, Bolsonaro teve desempenho melhor nas cidades mais desenvolvidas, que é o caso das capitais nordestinas.

O índice sintetiza indicadores de expectativa de vida, educação e PIB per capita.

Ainda que Bolsonaro tenha tido desempenho melhor do que de Aécio em 2014 nas capitais do Nordeste, Haddad venceu em seis das nove dessas cidades no segundo turno de 2018 (só perdeu em Maceió, João Pessoa e Natal).

Se por um lado perdeu votos nas capitais nordestinas, o PT conseguiu agora desempenho melhor do que de Dilma no interior dessa região, onde estão as cidades com menor IDH.

Uma possível explicação para esse bom desempenho petista nessas áreas é que elas foram mais beneficiadas pelos programas federais dos governos Lula e Dilma, como Bolsa Família e Luz para Todos.

Foi no Nordeste onde Haddad concentrou suas últimas atividades de campanha antes da votação do segundo turno. Ele fez carreatas, por exemplo, em Salvador, Fortaleza e São Luís.

Uma exceção nesse contraste capital/interior no Nordeste foi a Bahia, onde o PT conseguiu aumentar ou ao menos manter a votação em quase todo o estado, incluindo a capital, Salvador.

Na cidade, Fernando Haddad teve 985 mil votos neste segundo turno, ante 918 mil de Dilma em 2014. Em termos percentuais, subiu de 67,3% para 68,6%.

O bom desempenho petista na Bahia se refletiu também na disputa para governador —Rui Costa foi reeleito já no primeiro turno, com 75% dos votos, deixando em segundo Zé Ronaldo (DEM), com 22%.

Daniel Mariani, Leonardo Diegues e Fábio Takahashi

Relacionadas