Nos 50 anos do AI-5, intelectuais e artistas lançam manifesto pela democracia

Documento será tema de ato na Faculdade de Direito do Largo São Francisco nesta quinta (13)

Conteúdo restrito a assinantes e cadastrados Você atingiu o limite de
por mês.

Tenha acesso ilimitado: Assine ou Já é assinante? Faça login

São Paulo

Um manifesto em defesa da democracia será lançado nesta quinta-feira (13), quando se completam 50 anos da edição do AI-5 (O Ato Institucional nº 5), o mais radical do regime militar. Para marcar o acontecimento será feito um ato em defesa da democracia e da Constituição às 19h, no Salão Nobre da Faculdade de Direito do Largo São Francisco, em São Paulo.

O manifesto Juntos pela Democracia, que nasceu com 563 subscritores iniciais, já reúne assinaturas de 3.790 pessoas pela internet. 

O documento pede a manutenção dos princípios da Constituição Federal de 1988, a República, a democracia e o Estado de Direito. 

"A garantia das liberdades, dos direitos humanos individuais e sociais, do livre exercício da cidadania nos une, para além de eventuais diferenças e nuances ideológicas ou político-partidárias", diz o texto. 

"Enfatizamos nosso compromisso com a pluralidade e a diversidade cultural, de crenças e de comportamento da sociedade brasileira. Nesse sentido, conclamamos os democratas a se unirem para manter as liberdades duramente conquistadas ao longo das últimas três décadas", conclui. 

Entre os nomes que assinam o documento estão o músico Chico Buarque, o jurista e professor emérito da USP Fábio Konder Comparato e o diplomata e ex-ministro Celso Amorim. 

Relacionadas