Siga a folha

Descrição de chapéu Eleições 2020

Covas e Boulos desistem de debate Folha/UOL no 2º turno, mas estarão em sabatinas

Campanhas alegam que é impossível atender a todos os pedidos de debates e entrevistas

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

As campanhas dos candidatos a prefeito Bruno Covas (PSDB) e Guilherme Boulos (PSOL), que disputam o segundo turno em São Paulo, desistiram de participar de um debate que seria promovido pela Folha e pelo UOL. O encontro estava previsto para a quinta-feira (26) da semana que vem.

Os dois candidatos, porém, aceitaram participar de sabatinas. Também promovidas por Folha e UOL, elas serão realizadas no mesmo dia 26. Bruno Covas será sabatinado às 10h e Guilherme Boulos, às 11h.

A campanha do psolista afirmou que, após avaliação conjunta das duas candidaduras, ficou decidido que eles não estarão presentes em uma série de debates porque seria "impossível" atendê-los junto às "solicitações de sabatinas, entrevistas individuais, demandas de mídia e as ações diárias do período eleitoral".

Eles também declinaram dos debates de Rede TV!, SBT e jornal O Estado de S. Paulo. Irão participar de encontros na Band (19), Record (20) e TV Globo (27).

A campanha de Covas explicou que debates requerem maior preparação e que as sabatinas com jornais facilitam a rotina dos candidatos no segundo turno, um período de 14 dias.

O debate Folha/UOL no primeiro turno, realizado no dia 11, apresentou um novo formato, em que cada político teve um banco de tempo de 15 minutos para utilizar livremente.

Foram convidados e participaram os quatro candidatos à prefeitura com as melhores posições nas pesquisas naquele período: Bruno Covas (PSDB), Guilherme Boulos (PSOL), Celso Russomanno (Republicanos) e Márcio França (PSB).

Eles puderam usar o tempo para responder a perguntas, comentar as respostas dos adversários e provocar novas discussões.

O formato foi elogiado pelas campanhas, que reclamam da dificuldade de se aprofundar nos temas em outros debates. Na ocasião, assuntos como moradia, saúde, enchentes e creches puderam ser avaliados e contestados entre todos os oponentes igualmente.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas