Siga a folha

Descrição de chapéu Eleições 2020

Porto Alegre terá Sebastião Melo e Manuela D'Ávila no 2º turno

Prefeito Nelson Marchezan Jr., que tentava a reeleição, ficou de fora da disputa

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Porto Alegre

A eleição da capital gaúcha será decidida no segundo turno. A candidata Manuela D’Ávila (PCdoB) e o ex-vice-prefeito Sebastião Melo (MDB) disputarão os votos dos eleitores porto-alegrenses.

Melo teve 31,01% dos votos válidos e Manuela, 29%. Pesquisa Ibope de 14 de novembro mostrava ​ Manuela com 40% das intenções de votos válidos, Marchezan com 17% e Melo (MDB) com 25%.

Ao longo da campanha, Marchezan enfrentou um pedido de impeachment, considerado por ele eleitoreiro. Além disso, seu vice na atual gestão, Gustavo Paim (PP), disputou a eleição com uma chapa própria.

Candidata a prefeitura de Porto Alegre Manuela D'Ávila chega a escola para votar neste domingo (15) - Gustavo Aguirre/TheNews2/Agência O Globo

"Percebemos que o primeiro turno nos deixa vários recados. Em primeiríssimo lugar, que a cidade quer tomar um caminho diferente", disse Manuela D'Ávila, em transmissão de vídeo.

"Me impressiona o recado das pessoas que decidiram não escolher nenhum de nós", disse a candidata sobre os 33,08% de abstenção, 5,06% de brancos e 5,81%. ​

Manuela foi candidata a vice-presidente em 2018, na chapa de Fernando Haddad (PT). Agora, o PT é a sigla de seu vice, o ex-ministro Miguel Rossetto. Manuela foi alvo de ataques virtuais ao longo da campanha. A Justiça Eleitoral determinou na última segunda-feira (9) que Facebook, Instagram, Twitter e YouTube retirassem do ar meio milhão de compartilhamentos de conteúdo falso contra ela.

Além disso, a eleição foi marcada pela desistência da candidatura de José Fortunati (PTB), que estava tecnicamente empatado em segundo lugar no Ibope de 29 de outubro com Marchezan e Melo.

Candidato a prefeito de Porto Alegre Sebastião Melo durante a votação - Mateus Raugust/Divulgação

Fortunati declarou apoio a Melo em um vídeo compartilhado em redes sociais. Fortunati optou por desistir porque o vice de sua chapa teve a candidatura indeferida pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral) na última segunda-feira (9). Em razão da proximidade do pleito, a impugnação afetou a chapa inteira. A decisão foi por unanimidade (seis votos).

O recurso contra a chapa de Fortunati teve como autor o candidato a vereador Luiz Armando de Oliveira (PRTB), cujo partido compõe a chapa de Melo. Melo já foi vice-prefeito da capital gaúcha na gestão de Fortunati (2013-2016).

Também disputaram a eleição a deputada federal Fernanda Melchionna, 36 (PSOL), o vice-prefeito, Gustavo Paim, 43 (pp), o ex-judoca João Derly, 39 (Republicanos), a deputada estadual Juliana Brizola, 45 (PDT), o professor Júlio Flores, 61 (PSTU), o médico Montserrat Martins, 61 (PV), o deputado estadual Rodrigo Maroni, 39 (Pros) e o dvogado Valter Nagelstein, 50 (PSD).

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas