Alagoas terá trem turístico em homenagem a Graciliano

Inauguração de rota, que começa na cidade onde nasceu o escritor, está prevista para dezembro

Estação ferroviária de Quebrangulo (AL), que será ponto final do Trem do Graciliano - Divulgação

Conteúdo restrito a assinantes e cadastrados Você atingiu o limite de
por mês.

Tenha acesso ilimitado: Assine ou Já é assinante? Faça login

São Paulo

Alagoas deve receber o primeiro trem turístico regular do Nordeste com a inauguração de uma rota dedicada ao escritor Graciliano Ramos (1892-1953), autor do romance "Vidas Secas" (1937).

O trajeto ligará a cidade de Quebrangulo, onde ele nasceu, a Palmeiras dos Índios, onde viveu por pelo menos dez anos e foi eleito prefeito, em 1927. Ambas ficam a uma hora e meia de Maceió.

Segundo o idealizador do projeto, o gestor público David Maia, a ideia é aproveitar atrações culturais já existentes em torno da vida do escritor, como os museus dedicados à vida dele nas duas cidades. Além disso, os turistas também poderão conhecer a aldeia dos Xucuru-Kariri e confecções de rapadura, por exemplo.

Fachada do museu Casa de Graciliano Ramos, em Palmeira dos Índios (AL) - Alécio Cezar/Wikimedia Commons

Serão 28 quilômetros de ferrovia, que devem ser inaugurados em dezembro deste ano. Duas locomotivas com capacidade para 80 pessoas cada foram encomendadas, uma a vapor e outra a diesel.

​Ainda não há previsão de valores para o passeio.

O projeto existe desde 2003, mas foi interrompido depois de uma enchente no local, em 2010. O custo é de R$ 7 milhões, bancado pelas prefeituras de Quebrangulo e Palmeira dos Índios, pelo Ministério da Cultura e pelo Banco do Nordeste. 

Na região, existe outro trem turístico temporário, dedicado ao forró, que funciona entre Recife e Cabo de Santo Agostinho (PE) apenas no mês de junho.

Relacionadas