Veja quais são os negócios em franquias que devem bombar em 2015 -e os que podem derreter como picolé
Aproveite os dias de calor para se despedir do picolé mexicano e do bolo caseiro da vovó. Em 2015, as paleterias e lojas de bolo simples que invadiram São Paulo nos últimos meses devem perder espaço para clínicas de odontologia, empresas de tecnologia e consultorias. Mas não se preocupe, a onda do gourmet ainda sobrevive mais uma temporada, seja em forma de cachorro-quente ou de churros. A <b>Folha</b> ouviu sete consultorias de negócios especializadas em franquias para apontar quais setores devem ser o quente deste ano e o que deve derreter como sorvete.
ACELERANDO
1)Tecnologia
Esse é um novato que ainda tem muito a crescer. O setor de franquias pela internet foi o que registrou maior crescimento em 2014, puxado principalmente por agências de marketing digital. O ano que vem terá novas redes como We Do Logos e Inoivando
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Aula sobre marketing digital e AdWords, promovida pelo Google e realizada em sala de cinema da rede Cinemark |
2) Saúde
Este ano terá a chegada de novas redes ligadas à saúde, que buscam oferecer alternativas para parte da população que tem dificuldade de acesso a estes serviços e, por outro lado, oferecendo conhecimentos de gestão para médicos e dentistas. Serviços odontológicos serão oferecidos pelas redes Iarossi e Ortocia, além das redes Corpo sem Dor (tratamentos alternativos) e Eu Magro (orientação para perda de peso) e Casa do Médico (venda de produtos para clínicas e terceira idade)
Isadora Brant - 31.mai.2011/Folhapress | ||
Proprietária de unidade da franquia Home Angels, empresa que fornece serviços de cuidados para idosos, adultos e crianças |
3) Gourmet
O raio gourmetizador continua com tudo. Redes que oferecem preços intermediários entre o fast-food e restaurantes mais caros ou trazem versões "gourmet" de produtos populares ainda devem crescer. Mas a concorrência entre elas está aumentando e o consumidor deve ficar mais exigente. Este ano serão lançadas casas de cachorro-quente (Thedog Haus e Duke Dog), crepes (Crepelocks) e churros (Olha o Churros)
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O Food Truck Tapí, que serve tapiocas gourmet |
4) Consultorias
As redes de consultorias em temas variados, como contabilidade e recursos humanos, estão em acensão e dão suporte para quem começa e não desenvolveu sua clientela entre no mercado. Este ano será lançada no franchising a marca Instituto Desthac, que oferece atendimento psicológico e coaching
5) Microfranquias
O setor das franquias de investimento inicial de até R$ 80 mil deve aproveitar o ano de economia mais fraca, em que os investidores devem estar mais cautelosos, e em que as franquias buscam modelos para cidades do interior COM população menor do que 100 mil habitantes. Será lançada em breve a Shadai, que oferecerá serviços de síndico profissional, e a Talus, de palmilhas sob medida.
Danilo Verpa - 15.out,2014/Folhapress | ||
As irmãs Giulia e Camila abriram em casa uma microfranquia de marketing digital da empresa Web4br |
6) Água e energia
O setor de franquias ainda não aproveitou o potencial de negócios ligados à sustentabilidade; crises no abastecimento de água e energia podem dar o empurrão que está faltando para consultorias especializadas para o segmento, que terá o lançamento da Adapt Brasil Energia, de gerenciamento do uso de energia elétrica e defesa do consumidor.
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Vista da cozinha Loft Rural, com conceito sustentável, em uma fazenda em Araraquara (SP) |
FREANDO
1) Paleterias e bolos caseiros
Duas das principais febres de 2014, os setores viram surgir muitas marcas com crescimento acelerado e agora devem passar pelo estouro da bolha em que só as mais preparadas seguirão. Mesmo assim, ainda serão lançadas pelo menos mais três marcas, a Los Ticos (paletas) a Vó, Quero Bolo e a Bolo da Madre
Fabio Braga - 23.out.2014/Folhapress | ||
Paletas mexicanas em sorveteria em São Paulo |
2) Turismo
Foi o setor com menor crescimento em 2014 (0,3%), principalmente devido à Copa do Mundo que diminuiu o turismo de negócios. Deve sofrer ainda mais com a volatilidade do dólar deste ano
Moacyr Lopes Junior - 1ºmar.2015/Folhapress | ||
Banhistas na praia de Copacabana, no dia em que a cidade comemorou 450 anos |
3) Lavanderias
O agravamento da crise hídrica coloca o setor em dificuldade, principalmente nos negócios montados em lojas pequenas, sem espaço para novas caixas d'água ou sistemas de reaproveitamento
Raquel Cunha/Folhapress | ||
Patricia Moura, sócia de uma lavanderia em Moema (SP), comprou uma caixa d'água de mil litros para driblar a crise hídrica |
4) Esmalterias
O setor foi febre no início da década e agora busca repensar sua identidade para aumentar sua rentabilidade, oferecendo drinques e cafés, por exemplo
Eduardo Anizelli - 18.dez.2013/Folhapress | ||
Gustavo Andare, dono de uma franquia da rede de "nail bar", Esmalteria Nacional |
Fonte: Consultorias de franquias Goakira, Grupo Bittencourt, Fran System, Troow, Praxis, Vecchi Ancona e Cherto