Ícone da velocidade, Interlagos se tornou o principal circuito do país
Eduardo Anizelli - 13.nov.2016/Folhapress | ||
Henrique Casini lidera pelotão no "S" de Interlagos, em corrida da categoria esporte força livre, em 1956, e Felipe Massa, com a Williams, também no "S", no GP Brasil de F-1 de 2016 |
16.dez.1956/Folhapress | ||
Pela ordem: os pilotos Henrique Casini, Ico Ferreira, Celso Lara Barberis, Godofredo Viana Filho e Emílio Zambello durante a primeira passagem pelo "S" na categoria esporte força livre, no autódromo de Interlagos |
Inaugurado em 12 de maio de 1940, o autódromo José Carlos Pace (nome que recebeu em 1985), em São Paulo, é o principal circuito brasileiro.
De seus originais 8.000 metros de extensão (um anel externo com 3.250 metros e mais 4.750 do setor do miolo), o autódromo, em Interlagos, possui atualmente 4.309 metros.
Por ele passam desde shows de rock, como a última edição do festival Lollapalooza Brasil, corridas de rua, etapas da Stock Car, GPs de motovelocidade e até da F-1.
Em 1972, Interlagos recebeu pela primeira vez uma prova da principal categoria do automobilismo mundial, como teste de estrutura, e os resultados não valeram pontos para o campeonato. No ano seguinte, oficialmente, o autódromo estava no calendário da F-1, e Emerson Fittipaldi venceu a corrida.
De 1981 a 1989, sem as verbas da Prefeitura de São Paulo para bancar o evento e deixar o autódromo nas condições exigidas pela FIA, Interlagos ficou de fora do roteiro de F-1.
Retornou em 1990, quando a vitória ficou com o francês Alain Prost, rival de Ayrton Senna.
De lá para cá, o circuito não saiu mais da agenda oficial da F-1 (a corrida deste ano será em 12 de novembro) e seu público viu a épica vitória de Senna em 24 de março de 1991 e as quatro do heptacampeão Michael Schumacher, maior vencedor em Interlagos.
Banco de Dados Folha busca exemplares da Folha da Noite
Se você possui algum exemplar antigo do jornal que parou de circular, faça contato conosco
acervo
blog do acervo
O que saiu no jornal, na internet e ficou na história
Página resgata histórias, curiosidades e fotografias que foram notícia por aqui