Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/06/2012 - 15h57

Mesmo após acidente, Air France está em lista de 'mais seguras'

DA BBC BRASIL

Um estudo realizado pela Atra, agência suíça de classificação do transporte aéreo, inclui a Air France na lista das dez companhias mais seguras do mundo.

Após o acidente com o voo AF 447, que caiu em 2009 sobre o Atlântico após decolar do Rio de Janeiro, matando 228 pessoas, a Air France sofreu inúmeras críticas de pilotos e especialistas em relação à segurança.

Além da Air France-KLM (as duas empresas realizaram uma fusão em 2004), outras companhias aéreas que integram a chamada lista "branca" da aviação mundial são a Air Canada, a Delta, a British Airways, a Lufthansa, a Qantas, a American Airlines e a United Airlines, segundo a Atra.

A agência suíça informou ter selecionado quinze critérios para determinar o perfil de segurança das companhias aéreas, como a idade média e homogeneidade da frota, número de quilômetros percorridos ou ainda número de pilotos e de funcionários da empresa, além de gastos com manutenção.

Esses dados são utilizados em análises matemáticas para estabelecer o nível de segurança das companhias aéreas.

POLÊMICA

A agência de classificação afirma que, diferentemente de outros rankings de segurança aérea, ela não analisa somente o histórico dos acidentes ocorridos, embora esse dado também seja levado em conta.

A catástrofe com o Airbus da Air France, ocorrida em 31 de maio de 2009 (pelo horário brasileiro), está entre os principais desastres aéreos ocorridos nos últimos anos.

Uma das polêmicas em relação a esse acidente se refere ao fato de que a Air France ainda não havia trocado, na época, os sensores de velocidade do avião por equipamentos de nova geração, que já estavam sendo utilizados por outras companhias aéreas internacionais.

O BEA, órgão francês que investiga o acidente com o voo AF 447, já revelou que os sensores de velocidade do avião congelaram em alta altitude.

Embora reiterem que essa não seja a causa do acidente, os investigadores afirmam que "as falhas nos sensores são o primeiro elemento de uma série de eventos que conduziu ao acidente".

O relatório final sobre as causas do acidente com o voo AF 447 será divulgado no dia 5 de julho.

O último relatório preliminar, divulgado em maio do ano passado, aponta erros de pilotagem. Os familiares das vítimas criticam que os investigadores dêem destaque para as falhas dos pilotos.

+ Livraria

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página