Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/08/2010 - 07h08

Por controle, países árabes proíbem funções do Blackberry

da BBC BRASIL

Dois países do golfo árabe anunciaram a proibição de algumas funções do telefone celeular Blackberry, alegando razões de segurança.

Os Emirados Árabes Unidos vão bloquear o envio de e-mails, o acesso à internet e o envio de mensagens instantâneas de um aparelho para o outro.

A Arábia Saudita vai proibir o envio de mensagens instantâneas de um aparelho para o outro.

Os dois países demonstraram irritação por não poder monitorar este tipo de comunicação entre os aparelhos.

Isso ocorre porque as mensagens enviadas de um Blackberry para o outro são automaticamente codificadas e enviadas para servidores fora dos países.

O envio de mensagens será proibido na Arábia Saudita ainda neste mês, enquanto que as proibições entram em vigor nos Emirados Árabes Unidos a partir de outubro.

Abdulrahman Mazi, membro da diretoria da Saudi Telecom - controlada pelo Estado - admitiu que com a proibição, o governo saudita pretende pressionar a proprietária canadense da Blackberry, Reasearch in Motion (RIM), a liberar dados das comunicações entre os usuários, "quando necessário".

O orgão regulador de telecomunicações nos Emirados Árabes Unidos, a TRA, afirmou que a recusa da RIM em cumprir com as leis locais levantou "preocupações judiciais, sociais e nacionais".

A RIM ainda não comentou a questão.

Estima-se que haja 500 mil usuários de Blackberry nos Emirados Árabes e 400 mil na Arábia Saudita.

"Sem censura"

A TRA informou que alguns serviços do Blackberry serão suspensos a partir do dia 11 de outubro, "até que uma solução compatível com as leis locais seja encontrada".

"É uma decisão final, mas continuamos as discussões com eles", disse o diretor-geral da TRA, Mohammed al-Ghanem.

"Não tem nada a ver com censura. Estamos falando de uma suspensão devida ao não cumprimento das regulamentações de telecomunicações nos Emirados Árabes Unidos."

A suspensão ocorre depois de uma suposta tentativa da TRA de instalar "programas espiões" nos aparelhos Blackberry no país.

Em 2007, a RIM recusou à TRA acesso aos códigos das redes codificadas do aparelho, para que o órgão pudesse monitorar e-mails e outros dados enviados por Blackberry.

Demonstração de poder?

A organização internacional Repórteres Sem Fronteiras, que monitora a liberdade de imprensa, disse à BBC na semana passada que, enquanto os Emirados Árabes Unidos desempenham "um papel de liderança tecnológica no mundo árabe", eles também contam com "leis repressoras" e uma "tendência geral de vigilância intensa".

O repórter de negócios da BBC no Oriente Médio Ben Thompson disse que a ameaça dos Emirados Árabes parece ser uma tentativa de obter concessões da RIM.

"Muitos aqui vêem a medida como uma demonstração de poder das autoridades dos Emirados Árabes - uma tentativa de forçar a RIM a passar os códigos de segurança ou perder um lucrativo mercado", disse ele.

A Índia também demonstrou preocupações com segurança em relação aos serviços do Blackberry, afirmando que eles poderiam ser usados por militantes de grupos ilegais.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página