Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/08/2010 - 09h34

Jornal estatal do Irã chama Carla Bruni de "prostituta"

DA BBC BRASIL

Um jornal controlado pelo governo do Irã chamou a primeira-dama da França, Carla Bruni, e outras personalidades francesas de "prostitutas" em um artigo de opinião.

O texto não assinado de opinião, na página 2 da edição de sábado do jornal estatal "Kayhan" traz o título: "Prostitutas francesas entram no tema direitos humanos".

O artigo critica Carla Bruni e a atriz francesa Isabelle Adjani, que assinaram um abaixo-assinado em defesa de Sakineh Mohammadi Ashtiani, uma iraniana condenada a apedrejamento por adultério. No texto, o jornal afirma que Bruni é uma pessoa "imoral".

Eric Feferberg-14jul.10/AP
Primeira-dama francesa, Carla Bruni, recebe beijo do marido, Nicolas Sarkozy; ela foi chamada de prostituta por jornal do Irã
Primeira-dama francesa, Carla Bruni, recebe beijo do marido, Nicolas Sarkozy; ela foi chamada de prostituta por jornal do Irã

Na semana passada, a primeira-dama francesa escreveu uma carta aberta para Sakineh.

"Seu rosto, seu cérebro, sua alma, [tudo] transformado em alvo de atiradores de pedra. Esta imagem aterrorizante que nos revolta [...] pode virar realidade", escreveu a primeira-dama em carta aberta publicada no site do filósofo Bernard-Henri Lévy.

"Sakineh, seu nome virou um símbolo para todo o mundo."

Ela afirma na carta a Sakineh que o Irã não pode "lavar suas mãos do crime" e diz que seu marido, o presidente Nicolas Sarkozy, "vai defender o seu caso com afinco e a França não vai abandoná-la".

CAMPANHA

Diversas celebridades francesas fazem parte de uma campanha para que Sakineh não seja apedrejada. Lévy tem publicado em seu site uma carta por dia em apoio à iraniana.

Sakineh Mohammadi Ashtiani, 43, está presa no Irã desde 2006. Este ano, ela foi acusada de adultério e condenada a uma sentença de apedrejamento.

Posteriormente, a sentença de apedrejamento foi suspensa. Sakineh, no entanto, está sendo acusada de participação no assassinato de seu marido e ainda pode ser executada por enforcamento.

Na semana passada, a TV estatal iraniana levou ao ar uma suposta entrevista com Sakineh, em que a iraniana admite ter conspirado para matar o marido.

No entanto, um dos advogados de Ashtiani, Mohammad Mostafaie, que fugiu para a Noruega temendo retaliações, afirmou que o programa era uma farsa e que ela foi coagida a confessar.

O governo brasileiro ofereceu asilo político à iraniana, mas teve sua proposta rejeitada pelo governo do Irã.

Autoridades iranianas afirmaram no sábado que o caso de Sakineh ainda está sendo revisto pela Justiça iraniana.

+ Livraria

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página