Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/03/2011 - 11h45

Terremoto de magnitude 6,8 matou pelo menos 73 em Mianmar

DA BBC BRASIL

O terremoto de magnitude 6,8 atingiu que Mianmar na quinta-feira deixou pelo menos 73 mortos, segundo informou nesta sexta-feira a rádio estatal do país. O tremor ocorreu próximo à fronteira com a Tailândia e com Laos.

De acordo com a agência geológica americana (USGS, sigla em inglês), o tremor de terra ocorreu às 20h25 desta quinta-feira (10h55m em Brasília), e teve seu epicentro a cerca de 110km da cidade tailandesa de Chiang Rai.

A rádio estatal de Mianmar afirma que pelo menos 111 pessoas ficaram feridas. O tremor causar danos em 244 residências, 14 mosteiros budistas e nove prédios do governo.

O terremoto chegou a ser sentido na China e na Tailândia. Uma mulher morreu na cidade tailandesa de Mae Sai, mas poucos danos foram registrados nas demais localidades do país.

A cidade birmanesa de Tachileik, na fronteira com a Tailândia, sofreu o maior impacto do tremor de terra, além de vilarejos no Estado de Shan.

Rodovias e pontes de Mianmar foram destruídas, e muitos campos de arroz parecem ter ficado arruinados com a água e o lodo que saíram do solo.

Na cidade de Tarlay, pelo menos 15 casas foram destruídas, segundo informações do jornal estatal "New Light of Myanmar".

A correspondente da BBC em Bancoc Rachel Harvey afirma que Mianmar é despreparado para lidar com desastres naturais. Segundo ela, os sistemas de comunicação e a infraestrutura do país são frágeis.

Além disto, de acordo com Harvey, o governo militar birmanês tende a limitar a quantidade de informações que chega ao público. A repórter afirma que, devido a isto, o conhecimento do real tamanho da tragédia pode levar algum tempo.

+ Livraria

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página