Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/08/2010 - 17h13

Gatos machos causam mais alergia do que fêmeas, sugere pesquisa

Publicidade

ANAHAD O'CONNOR
DO "THE NEW YORK TIMES"

Os gatos estão entre as causas mais comuns de alergia, afetando um número de americanos duas vezes maior que os que apresentam alergia a cães.

As fontes dessas alergias são proteínas encontradas na caspa, urina e saliva dos felinos, fazendo com que todos os gatos sejam capazes de provocar reações. Porém, alguns cientistas suspeitam que quanto mais escuro for o pelo do gato, maior a probabilidade de o animal induzir reações alérgicas.

Os cientistas mostraram esse argumento num pequeno estudo conduzido no ano 2000, envolvendo 300 pacientes alérgicos. Eles descobriram que pessoas que tinham gatos escuros tiveram probabilidade de duas a quatro vezes maior de apresentar sintomas severos a moderados, em comparação aos donos de gatos com pelo mais claro ou aquelas pessoas sem gato de estimação. Estudos adicionais descobriram que gatas produzem menos alérgenos animais do que os machos.

No entanto, a associação de cor não é conclusiva, disse Clifford W. Bassett, do Allergy and Asthma Care, em Nova York, e um dos autores. Um estudo publicado mais tarde no "The Journal of Allergy and Clinical Immunology" descobriu que a cor do pelo de um gato não tinha efeito sobre a quantidade de alérgeno produzida. E Bassett afirmou que ele e um colega estavam planejando realizar um estudo mais amplo para ver se as descobertas anteriores se sustentam.

Ele aconselha várias medidas aos pacientes alérgicos que querem manter seus gatos. Apesar de ser impossível evitar o contato, vacinas para alergia são eficazes, além de medicações. Ele também aconselha o uso de filtros de ar, manter o gato fora do quarto e dar banho nele com frequência.

Conclusão: gatos machos produzem mais alérgenos do que as fêmeas, mas não está claro se a cor do pelo realmente influencia.

+ Livraria

 

Publicidade

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Livraria da Folha

Chile e Ilha de Páscoa

Chile e Ilha de Páscoa

Anja Mutic, Bridget Gleeson, Carolyn McCarthy, Jean-Bernard Carillet, Kevin Raub

Comprar
Não se Desespere!

Não se Desespere!

Mário Sérgio Cortella

Comprar
Procuram-se Super-heróis

Procuram-se Super-heróis

Eduardo Moreira

Comprar
Genesis

Genesis

Sebastião Salgado

Comprar

Publicidade

Publicidade

Publicidade