Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/02/2011 - 18h25

Popularizados por Paris Hilton, cães têm de ser salvos do abandono

Publicidade

PAULA BUSTAMANTE
DA FRANCE PRESSE, EM LONG BEACH

O fato de celebridades como Paris Hilton popularizarem o uso de cachorros de porte pequeno como mero acessório fashion levou a Califórnia a sofrer nos últimos anos com uma superpopulação de cãezinhos abandonados, mas uma operação de resgate internacional, batizado de operação Air Chihuahua, é esperança de um lar decentes para esses bichinhos.

Candy, Kobe, Sadie, Winnie, Taylor e Troudy são alguns dos 60 passageiros que na sexta-feira subiram abordo do jato privado de Jan Folk, empresária e filantropa canadense, que emprestou seu avião para que estes chihuahuas e outras raças de cães pequenos fossem levados para Edmonton, na província canadense de Alberta.

"É o primeiro Voo da Liberdade que vai levar esses cães de raças pequenas para uma família em outro país", explica Folk.

A operação Air Chihuahua teve um custo calculado em US$ 40.000 e foi financiada pela sociedade The Orange Dog de Folk para resolver o problema da superpopulação de cãezinhos em Los Angeles.

"Existem mais de 60.000 chihuahuas abandonados em Los Angeles e o número continua crescendo", afirmou Madeline Bernstein, presidente da Sociedade para a Prevenção da Crueldade contra os Animais (SPCALA).

Kevin Winter/AFP
A socialite Paris Hilton leva seu cachorro, Tinkerbell, no programa "The Tonight Show with Jay Leno" da rede NBC
A socialite Paris Hilton leva seu cachorro, Tinkerbell, no programa "The Tonight Show with Jay Leno" da rede NBC

Segundo Bernstein, este fenômeno aumentou na Califórnia depois de filmes como "Legalmente Loira" e "Beverly Hills Chihuahua", que popularizaram a ideia de ter um cachorro como um mero acessório da moda.

"A aparição de celebridades como Paris Hilton e Britney Spears, que começaram a ser fotografadas com cachorrinhos, também ajudou no problema", acrescentou.

"O problema é que eles não são acessórios, são cachorros, que fazem cocô, xixi, e precisam de cuidados... As jovens os compram como se fossem uma linda carteira, e por isso se cansam muito rápido deles", explica ainda.

Para Folk, a operação Air Chihuhua garante para esses bichinhos o direito a uma nova vida, em uma família com condições de cuidar de suas necessidades.

Promovida pela SPCALA, a operação começou primeiramente apenas Estados Unidos, onde até agora dezenas de cachorrinhos foram embarcados rumo ao Colorado, Houston e Flórida. Esta é a primeira vez que promovem uma adoção internacional coletiva.

+ Livraria

 

Publicidade

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Livraria da Folha

Chile e Ilha de Páscoa

Chile e Ilha de Páscoa

Anja Mutic, Bridget Gleeson, Carolyn McCarthy, Jean-Bernard Carillet, Kevin Raub

Comprar
Não se Desespere!

Não se Desespere!

Mário Sérgio Cortella

Comprar
Procuram-se Super-heróis

Procuram-se Super-heróis

Eduardo Moreira

Comprar
Genesis

Genesis

Sebastião Salgado

Comprar

Publicidade

Publicidade

Publicidade