Babel Paulistana

Guia de cultura imigrante em São Paulo

Babel Paulistana - Flávia Mantovani
Flávia Mantovani

Doceria de imigrantes no Bom Retiro não resiste a crise e fecha as portas após 51 anos

Fundada por sérvios em São Paulo, Burikita está entregando os últimos salgados e strudels

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Fundada por uma família de imigrantes da antiga Iugoslávia no bairro do Bom Retiro, região central de São Paulo, a doceria Burikita enfrentou diversas recessões e crises econômicas em seus 51 anos de existência. Desta vez, porém, não deu mais.

O comércio, especializado em strudels e burekas (salgados típicos da região dos Balcãs), fechou as portas do ponto que ocupa nessas cinco décadas no número 138 da famosa rua Três Rios, considerada neste ano uma das mais interessantes do mundo pela revista britânica Time Out.

A doceria familiar Burikita, que vende burekas e strudels na rua Três Rios e está fechando as portas após 51 anos
A doceria Burikita, que vende burekas e strudels na rua Três Rios e está fechando as portas após 51 anos; local foi fundado por família de imigrantes da ex-Iugoslávia - Rubens Cavallari/Folhapress

"O apoio da comunidade, que todos ajudaram a construir, nesse ponto histórico repleto de memórias alegres, foi tremendo e nos fez querer continuar, mas infelizmente é inviável", diz, em um vídeo no Instagram, David Ben Avram, que toca o negócio fundado por seus pais junto com o irmão, Miki.

Segundo Miki, 83, a pandemia foi o estopim para uma situação que já estava difícil. "As pessoas não têm mais poder aquisitivo, não passa quase ninguém na rua. A gente foi se virando com ajuda do banco, mas não essa foi a pior crise que já enfrentamos. O que vamos fazer? De sentimentalismo não dá para viver", afirma.

Ele tinha 17 anos quando seus pais, Avraham e Matilda, migraram de navio com a família de Belgrado para São Paulo, em 1955. "Naquela época o Brasil era mil maravilhas. Era um país que progredia, e na Segunda Guerra todo mundo na Europa tinha perdido muita coisa."

O casal começou a fazer burikitas por encomenda, para amigos e vizinhos, até que abriu o ponto comercial em 1970. Miki diz que não sabe se há possibilidade de retomar o negócio futuramente. "Não tem como definir nada, temos que ver como estarão as coisas no ano que vem."

Quem quiser provar os produtos tem uma última chance. Para liquidar o estoque, o comércio está fazendo delivery de burukitas de queijo ou de batata (R$ 9 cada uma) e o strudel de maçã (R$ 50) congelados.

Doceria Burikita. Delivery pelos telefones (11) 3227-2654 e (11) 94112-5518 (whatsapp)

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.