O mês de setembro marca o centenário de Vittorio Gassman, um dos maiores atores italianos de todos os tempos.
Nascido em Gênova, no dia 1° de setembro de 1922, foi para Roma com a família aos seis anos de idade. Na juventude, se interessou pelo teatro e estudou na Academia Nacional de Arte Dramática da Itália. Estreou nos palcos em 1943, mas sua carreira tomou impulso no final da Segunda Guerra Mundial, quando clássicos da comédia se tornaram populares nos teatros italianos.
Seu primeiro trabalho no cinema data de 1946, mas Gassman se destacou três anos depois, em ‘Arroz Amargo’ (1949). Em 1958, dividiu a cena com Marcello Mastroianni em ‘Os Eternos Desconhecidos’, de Mario Monicelli, com quem trabalharia em outras oportunidades. Conquistou o público italiano com sua interpretação do ex-boxeador Peppe, iniciando um vínculo que se manteve após sua morte, em 2000.
Foram os anos iniciais de uma carreira no cinema com mais de cem filmes, transitando da comédia italiana para Hollywood e para trabalhos com grandes diretores como Vittorio de Sica, Roberto Rossellini, Robert Altman e Alain Resnais. Ganhou o prêmio de melhor ator do Festival de Cannes de 1975 por ‘Perfume de Mulher’, de Dino Risi.
Décadas depois, uma nova versão do longa daria o Oscar a Al Pacino. Infelizmente, esta obra, assim como ‘Nós que Nos Amávamos Tanto’ (1974), de Ettore Scola, dois de seus filmes mais marcantes, não estão disponíveis no streaming. A seguir, veja onde assistir alguns longas do ator. Os preços e a disponibilidade foram pesquisados no dia 3 de setembro.
RAPSÓDIA (1954)
Gassman faz par romântico com Elizabeth Taylor neste filme dirigido por Charles Vidor ('Gilda'). Ele é o violoncelista Paul Bronte, objeto do amor da jovem e rica Louise Durant (Elizabeth Taylor). Os dois vão para Zurique, onde Bronte se dedicará à música, em ensaios no conservatório da cidade. Logo Louise percebe que o rapaz não conseguirá amá-la tanto quanto a música.
ONDE VER
NetMovies: grátis
Looke: para assinantes
O INCRÍVEL EXÉRCITO DE BRANCALEONE (1966)
O longa do diretor Mario Monicelli ('Parente é Serpente') é uma sátira aos filmes sobre a Idade Média. Gassman é Brancaleone, um cavaleiro que arregimenta um exército de desajustados e parte para conquistar o feudo a que acha ter direito. Em sua jornada, encontra donzelas, uma vila tomada pela peste e um religioso fanático com seus seguidores. Além de Gassman, faz parte do elenco Gian Maria Volontè, da Trilogia do Dólar, de Sergio Leone. Quatro anos depois, uma sequência do filme levou Brancaleone para as Cruzadas.
ONDE VER
Oldflix: para assinantes
BRANCALEONE NAS CRUZADAS (1970)
Belas Artes à La Carte para assinantes
BARRABÁS (1961)
Este é um drama bíblico sobre a vida do criminoso Barrabás, que segundo o Velho Testamento foi absolvido por Pôncio Pilatos após o público optar pela crucificação de Jesus Cristo. Gassman integra um elenco de peso, encabeçado por Anthony Quinn no papel título e que inclui Silvana Mangano, Ernest Borgnine e Jack Palance. O ator italiano é o escravo Sahak, que conhece Barrabás em uma mina, onde ambos trabalhavam além de suas forças, e acompanha parte da trajetória do criminoso.
ONDE VER
Oldflix: para assinantes
O PROFETA (1968)
Gassman interpreta o personagem título, Pietro Breccia, homem que vive como ermitão em uma montanha na Itália, após abandonar a vida de classe média que levava em Roma. Descoberto por uma TV, é obrigado a voltar para a cidade para resolver questões com a Justiça. Lá, vai parar em uma comunidade hippie onde vive a jovem Maggie (Ann-Margret). Neste retorno, Pietro será confrontado com 'prazeres' que havia abandonado, colocando suas convicções à prova.
ONDE VER
Belas Artes à La Carte: para assinantes
TEMPESTADE (1982)
Outro longa com elenco estrelado, baseado na obra de William Shakespeare. O personagem principal é interpretado pelo ator e diretor John Cassavetes. Ele é o arquiteto Phil, em crise da meia-idade. Ele se separa da mulher Antonia (Gena Rowlands) e pede demissão ao chefe, o dono de cassinos Alonzo (Gassman). Phil vai com a filha adolescente Miranda (Molly Ringwald) para a Grécia, onde conhece Aretha (Susan Sarandon). Os três se refugiam em uma ilha, onde todos os personagens acabam se reunindo.
ONDE VER
Apple TV: R$ 11,90 (aluguel) e R$ 24,90 (compra)
QUINTETO (1979)
Robert Altman dirigiu uma distopia cinematográfica muito antes da onda das séries Jogos Vorazes e Divergente, entre outras. O longa é estrelado por Paul Newman, em sua segunda colaboração com o diretor. Na trama, a humanidade se resumiu a sobreviventes em uma nova era do gelo. Eles jogam o mortal jogo de tabuleiro Quinteto _quem perde morre. Gussman interpreta o personagem Christopher, jogador que faz parte da engrenagem desta sociedade. Também foi a segunda parceria do ator italiano com Altman. Eles haviam trabalhado juntos em 'Cerimônia de Casamento' (1978).
ONDE VER
Oldflix: para assinantes
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.