Bom Pra Cachorro

Um blog sobre o melhor amigo do homem

Câmara do DF autoriza acesso de pets, e deputado leva cachorro ao plenário

Projeto aprovado permite animais com peso máximo de 12 kg

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou, na terça-feira (7), projeto que autoriza o acesso de animais domésticos de pequeno porte às dependências da Casa.

Segundo proposta do deputado Daniel Donizet (PL), votada em dois turnos, fica permitida a entrada de pets com peso máximo de 12 quilos. São vetados aqueles que por "ferocidade, peçonha ou saúde" provoque desconforto ou comprometa a segurança do local.

O deputado distrital Daniel Donizet e Beethoven - Carlos Gandra/CLDF

Na sessão de quarta, Donizet levou seu cachorro ao plenário. Beethoven ficou na tribuna enquanto o parlamentar fazia seu pronunciamento.

Segundo o deputado, Beethoven foi vítima de canil clandestino, está na família há seis anos e tem dois irmãos peludos.

Fazendo se passar pelos animais, o deputado deixou como mensagem o apelo para que a população não solte fogos barulhentos durante as festas de fim de ano.

A queima de fogos com barulho incomoda, sobretudo, os pets. As explosões podem provocar medo e desorientação em cães e gatos, que têm audição sensível.

Assustados, eles podem se machucar na tentativa de se esconder e até escapar e se perder da família. Animais cardíacos, com insuficiência respiratória, doenças renais, crônicas ou em período pós-operatório podem sofrer ainda mais —e há risco de parada cardiorrespiratória e morte.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.