Bom Pra Cachorro

Um blog sobre o melhor amigo do homem

Descrição de chapéu pets

Tribunal proíbe criação de duas raças de cães na Noruega; entenda

Segundo decisão, raças buldogue inglês e cavalier passam por sofrimentos incompatíveis com a lei de proteção dos animais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A criação das raças buldogue inglês e cavalier king charles spaniel deve ser proibida na Noruega. Decisão nesse sentido foi tomada pelo tribunal de Oslo, que entende que os sofrimentos vivenciados por esses cães são incompatíveis com a lei de proteção dos animais do país.

Isso por causa das peculiaridades das raças, como focinho achatado ou crânio pequeno.

Cão da raça cavalier king charles spaniel - Petter Berntsen-7.fev.22/AFP

"Muitas raças reprodutoras são muito endogâmicas e carregam muitas doenças", disse à AFP a presidente da Sociedade Protetora dos Animais norueguesa, Åshild Roaldset, que entrou com o processo contra empresas do setor e contra criadores privados.

"Temos que mudar a maneira como criamos os cães. A forma como fazemos isso talvez fosse aceitável há 50 anos, mas não agora."

A decisão é inédita e foi comemorada por ativistas da causa animal —e criticada por criadores. Como houve recurso, o veredicto divulgado em 31 de janeiro ainda não tem força de lei, segundo a agência AFP.

Animais dessas raças sofrem com problemas de saúde.

O buldogue, por exemplo, tem dificuldades respiratórias, problemas dermatológicos, reprodutivos e ortopédicos. Além disso, mais da metade desses cães nasceram por meio de cesárea na Noruega, nos últimos dez anos, afirma a agência de notícias.

"A incapacidade genética da raça para parir naturalmente é uma das razões pelas quais o buldogue não pode mais ser usado para reprodução", dizem os juízes.

Cães da raça buldogue inglês - Petter Berntsen-7.fev.22/AFP

Já no caso do cavalier, a constituição física pode provocar dores de cabeça, problemas oftalmológicos e insuficiência cardíaca.

Para Roaldset, a insuficiência da diversidade genética em escala mundial leva essas raças à extinção. "E isso será muito doloroso para os animais, porque terão cada vez mais doenças", acrescentou.

O blog já mostrou cuidados com cães braquicefalicos —de focinho achatado. Eles sofrem com problemas respiratórios e até obesidade é uma preocupação. Além disso, esses animais são mais afetados em situações de frio, calor ou baixa umidade do ar e, muitas vezes, precisam de inalação.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.