Bom Pra Cachorro

Um blog sobre o melhor amigo do homem

Descrição de chapéu pets Rússia

Competições vetam cães e gatos da Rússia em meio à guerra

Crufts, maior competição canina do mundo, começa nesta quinta; Federação Felina também baniu gatos russos de eventos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A guerra na Ucrânia tem provocado reações ao redor do mundo e interrompido comércio e eventos em manifestações contra a ação no país. O conflito também impacta competições envolvendo cães e gatos.

Enquanto McDonald’s, Coca-Cola e Starbucks, entre outras empresas, informaram que não devem operar na Rússia por tempo indeterminado, outras marcas e organizações protestam ao evitar os russos em seus territórios.

Cachorro no primeiro dia do Crufts, em Birmingham, que não terá cães e expositores russos devido à guerra - Molly Darlington/Reuters

O Crufts, uma das maiores competições caninas do mundo, começa nesta quinta (10) no Reino Unido com proibição à participação de expositores e animais da Rússia. A expectativa era o comparecimento de 30 proprietários e criadores e 51 cães do país.

Ao condenar a invasão na Ucrânia, o Kennel Club, que organiza o evento, também anunciou a doação de 50.000 libras (cerca de R$ 330.000) para uma ONG com objetivo de ajudar criadores, tutores e cães na Ucrânia e Polônia —destino de muitos dos refugiados.

Além disso, o Kennel Club excluiu das competições que organiza ao redor do mundo juízes caninos com licenças na Rússia e em Belarus.

Já FIFe (Federação Felina Internacional) decidiu suspender de competições e mostras internacionais reconhecidas pela instituição os gatos de tutores russos.

A medida deve durar até 31 de maio, segundo informou a instituição nas redes sociais. As restrições, no entanto, podem ser revistas e renovadas.

De acordo com a federação, nenhum gato nascido na Rússia pode ser importado e registrado com pedigree reconhecido pela FIFe em outros países. Anunciou, ainda, que dedicará parte de seu orçamento para apoiar criadores e tutores de gatos afetados pelo conflito na Ucrânia.

​Crufts

Considerada a maior competição canina do mundo, o Crufs volta à cidade inglesa de Birmingham após a suspensão da prova no ano passado devido à pandemia.

Em 2020, Maisie, uma pequena dachshund, superou animais de diferentes portes e raças e levou o principal prêmio do evento.

A partir desta quarta, cerca de 16 mil cães de 38 países vão se enfrentar. Até domingo (13), serão avaliados em quesitos como beleza, agilidade e adestramento.

Em 2020, o Cruts atraiu cerca de 150.000 pessoas, mas espera público menor neste ano. Segundo a AFP, a queda no número de participantes já era prevista devido a mudanças de normas para as viagens de animais após o Brexit e como consequência da pandemia.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.